15/10/2024 às 10:25h
Cerca de 33 mil estudantes da rede pública estadual em Minas Gerais, que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na edição de 2024, em cidades diferentes das que residem, terão transporte, alimentação e até hospedagens gratuitos, conforme infomou o governo estadual nesta quarta-feira (9). O investimento total para viabilizar o deslocamento será de R$ 25 milhões, por meio da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).
Conforme o executivo estadual, trata-se de uma ação inédita, onde a SEE/MG está implementando um modelo inovador, com a distribuição direta de recursos para as escolas, que serão responsáveis pela gestão do transporte dos estudantes que vivem em cidades onde o Enem não será aplicado. Além do deslocamento, o valor também poderá ser utilizado para alimentação e hospedagem durante o período de prova, conforme as necessidades específicas de cada estudante.
“Realizamos um levantamento detalhado dos municípios que não terão aplicação do Enem e identificamos que cerca de 33 mil estudantes precisam de apoio para se deslocar, e em muitos casos, até mesmo pernoitar em outras cidades para realizar a prova. Com base nisso, estruturamos este aporte financeiro para assegurar que nossos alunos possam participar do exame”, afirma Kellen Senra, subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, destacando ainda que a iniciativa faz parte de um esforço abrangente para garantir a participação de todos os estudantes da rede estadual no exame.Apesar de Minas ser o estado com o maior número de municípios no Brasil, em 2023, apenas 188 dos 853 municípios mineiros aplicaram o Enem, representando apenas 22% do território estadual. "Esse cenário exige uma logística robusta por parte da SEE/MG, para garantir que estudantes de todas as escolas que ofertam o ensino médio, sendo 2.370 unidades, possam ser transportados até as cidades onde o exame será realizado", detalhou.
Foto: Espacial
19/09/2024 - Análise dos candidatos a vereador de Pará de Minas
04/07/2024 - Bebê permanece com padrinhos até decisão definitiva sobre guarda
22/05/2024 - Os cônjuges não são mais herdeiros reciprocamente
09/04/2024 - Plano é condenado a disponibilizar tratamento de autismo para paciente
28/03/2024 - Como fazer testamentos e doações em vida no planejamento sucessório
15/03/2024 - Empregada que era forçada a abotoar calça de empregador deve ser indenizada