Capa da Página Neste dia 09 de Novembro... - Cidadania - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Cidadania

09/11/2023 às 08:55h

Neste dia 09 de Novembro...

Facebook

Mais uma vez venho apontar alguns fatos históricos ocorridos neste dia.

Inicio com um triste fato que assolou a comunidade judaica: em 09/11/694 um concílio ocorrido onde hoje é Toledo na Espanha os Judeus foram acusados de ajudar muçulmanos que dominavam a região. Como resultado todos os Judeus foram condenados à escravidão.

A Revolução Francesa inicia com a queda da Bastilha, mas teve sua data de encerramento, quando Napoleão Bonaparte, neste dia de 09/11 de 1799 aplica o golpe de Brumário, encerrando o governo e assumindo o Consulado.

Em 1923 Adolf Hitler já iniciava suas tentativas de tomada de poder, mas neste dia ele fracassa com o Putsch da Cervejaria. Mas ele não desanima e já sabemos o final da história. Mas foi neste mesmo dia no ano de 1938 que é assassinado um diplomata alemão. Morto por um judeu polonês este fato foi o trampolim para a chamada Noite dos Cristais, marco histórico da perseguição contra os judeus.

Em 1968 iniciavam-se no Brasil as obras de construção da ponte Rio-Niterói.

Em 1972 foi fundada a Telebrás pelo presidente Emilio Garrastazu Médici.

E com grande alegria em 1989 todos nós festejávamos a queda do muro de Berlim, marcando o fim de uma triste era do socialismo.

Mas o que a história nos legou para este dia, foram significativas perdas. Grandes nomes tiveram neste dia o seu último conosco.

Em 959 Constantino VII, imperador bizantino. Ele teve vários filhos, mas os educou de forma excepcional: Romano II que se tornou imperador após sua morte; Teodora que casou-se com o imperador que sucedeu seu irmão. Como ele não viu muito futuro nas suas outras 4 filhas, mandou-as todas para um convento para ficarem reclusas.

Na França do início do século XX (1918) perdemos Guillaume Apollinaire, um poeta de excepcional virtude. Expoente da linha denominada Vanguardista, seus poemas são de uma complexidade tal que até mesmo uma pessoa muito letrada na língua francesa tem dificuldade de compreender.

Aqui no Brasil em 1964 perdíamos nossa poetisa Cecília Meireles. Seus poemas ilustraram muitos livros didáticos no século XX. Suas rigorosas construções frasais até hoje nos encanta. Até outro dia eu me lembrava se seu poema “As Meninas”: Arabela, abria a janela, Carolina, erguia a cortina. E Maria olhava e sorria: bom dia!.

Em 1970 o grande estadista francês que enfrentou os alemães na segunda grande guerra, Charles de Gaulle partia.

“Sentimental demais” este hino de Altemar Dutra que faleceu tão jovem, era cantado nas vitrolas do Brasil todo nas serenatas ao luar dos jovens enamorados. Ele nos deixou em 1983 aos 43 anos.

Se existe uma figura folclórica no Rio de Janeiro é aquela denominada “Malandro Carioca”. E foi assim que Alcides Dias Lopes viveu. Perambulando pelas ruas da cidade como um verdadeiro malando, vivendo dos valores arrecadados por suas interpretações musicais pelos bares. Segundo consta por ele mesmo, nunca trabalhou. Sempre em bares e na vida mansa. Somente arrumou um trabalho (na forma convencional) depois que se casou. Considerado um grande intérprete musical, compositor e poeta ele se trocou seu nome para Alcides Malando Histórico. Sim... era assim que ele se apresentava. Nos deixou malandramente em 1987.

Mas foi ano passado que abateu-se sobre nós uma dupla perda que nos marcará para sempre. Gal Costa e Rolando Boldrin. Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa mundialmente conhecida. Não há quem não saiba uma música que ela tenha interpretado pois gravou em todos os estilos possíveis. Já o paulista Rolando Boldrin, pioneiro da TV brasileira, notabilizou-se pelo seu jeito simples retratando o caipira do interior de São Paulo, sem se esquecer das raízes mineira, goiana, mato-grossense, gaúcha e toda a diversidade rural brasileira. Os dois, grandes divulgadores da cultura nacional.

Mas esperemos que nos anos seguintes este dia nos traga mais felicidades.

Por: Ronaldo Galvão

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: