21/02/2024 às 10:57h
O Servo Fiel – A fascinante biografia de Padre Libério Rodrigues Moreira - o Padre Libério – livro do escritor José Roberto Pereira, com pesquisa de Alaércio Delfino (Editora Mosaico) – tão logo foi lançado, em 2019, conquistou o interesse de leitores e críticos. A tiragem inicial, de dois mil exemplares, se esgotou em pouco tempo. Com isso, muitas pessoas que quiseram adquirir o livro ficaram aguardando por uma 2ª edição.
A boa notícia é que, a partir do dia 8/2/24, uma 2ª edição, revista e ampliada, está no mercado. A reedição foi possível graças ao patrocínio da Agroger – Agronegócio Geraldo Xavier, importante empresa de Pará de Minas norteada por valores morais e éticos, sobretudo, compromissada com sua responsabilidade social e, no caso do livro biográfico de Padre Libério, respeitosa para com a salvaguarda do patrimônio religioso, histórico, artístico e cultural do município.
A saber: Padre Libério Rodrigues Moreira, natural de Lagoa Santa-MG, cujo nome está em processo de beatificação e canonização pelo Vaticano, é o biografado no livro de José Roberto. O escritor avisa, nas primeiras páginas, que, em pouquíssimas passagens, recorreu à oralidade. A obra se baseia, essencialmente, em registros documentais. Desde o início, a ideia do autor era chegar à origem pouco conhecida do homem Libério Rodrigues Moreira, desvendar períodos silenciosos de sua vida e acompanhar toda a sua trajetória, valendo-se de fatos registrados historicamente. Algumas poucas entrevistas se fizeram necessárias para complementar o trabalho e foram importantes porque enriqueceram ainda mais a biografia. Somente assim seria possível apresentar ao leitor uma obra consistente e verdadeiramente nova, considerando que se pode dizer que se trata da primeira biografia do religioso que conta com o rigor de uma pesquisa bem planejada e bem executada.
Pereira e o parceiro de trabalho, o experiente historiador Alaércio Antônio Delfino, foram atrás de documentos em todos os lugares por onde Libério Rodrigues Moreira passou, percorrendo cidades, cartórios, examinando arquivos, livros, jornais e todos os meios possíveis de registros. Para isso, contaram com a anuência da Diocese de Divinópolis, à qual pertenciam as paróquias onde Libério Rodrigues atuou na maior parte de sua vida. O apoio da Diocese, do Bispo Dom José Carlos Souza Santos, foi fundamental para o desenvolvimento de todo o processo de pesquisa e de escrita do livro. Aliás, todo esse processo foi realizado com a colaboração de muitas partes, contando com a importante participação de Erivelta Sebastiana Diniz, perita histórica da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Libério, e de Padre Adelmo Sérgio Gomes, postulador da Causa (que também assina o posfácio do livro), além de diversos outros profissionais, o que o autor faz questão de destacar nos agradecimentos do livro.
Por todos esses fatores, o que no início parecia quase impossível, considerando a inicial ausência de documentos e que os registros estavam espalhados por muitos lugares diferentes e a serem descobertos, tornou-se possível, sendo construída uma narrativa bem fundamentada e com riqueza de detalhes. Muitos fatos desconhecidos na trajetória de Libério Rodrigues Moreira são revelados no livro. Da mesma forma, a obra traz à tona a versão dos documentos históricos quanto a informações, muitas vezes, equivocadas por se basearem apenas na oralidade.
O que o leitor terá descortinada diante de si, ao ler o livro, será toda a vida do homem Libério Rodrigues Moreira: uma nova história sobre um personagem conhecido. A cada página, irá acompanhar, como uma testemunha que assiste a tudo, os passos dessa grande personalidade, começando por suas raízes mais primitivas, passando por toda a sua trajetória e indo além da vida terrena, ao Processo de Beatificação e Canonização. Os eventos milagrosos, embora mencionados sutilmente no texto, não são o foco do livro. O motivo disso é porque se trata de um livro biográfico baseado em documentos, focado no homem Libério Rodrigues.
O livro pode ser lido facilmente tanto por leigos quanto por conhecedores das questões nele tratadas. Com habilidade, o escritor José Roberto Pereira consegue atingir diferentes leitores, tornando a obra acessível a todas as pessoas. Em 302 páginas, a biografia traz uma escrita bem elaborada, simples, fluida e elegante. E, como não poderia deixar de ser, marcada pelo olhar sensível do autor, o que se faz presente em todas as suas publicações.
Mais valioso que tudo isso, porém, é que O Servo Fiel – A fascinante biografia de Padre Libério Rodrigues Moreira - o Padre Libério é, antes de tudo, uma homenagem à memória querida desse religioso tão significativo para os tantos locais por onde passou e para tantas pessoas que o veneram. Sua vida, que se resume em humildade e simplicidade, é exemplo e inspiração para gerações diversas e, com a publicação, estará para todo o sempre perpetuada na cuidadosa obra, ao alcance de todos.
O primeiro lançamento da 2ª edição ocorreu no dia 8/02/24 para convidados da Agroger – Agronegócio Geraldo Xavier, durante a inauguração de um espaço da empresa dedicado à formação de conhecimentos, quando José Roberto Pereira fez uma apresentação e um bate-papo sobre a vida e obra de Padre Libério Rodrigues Moreira.
Os demais lançamentos serão divulgados nas redes sociais do escritor (@joseroberttoo e Facebook: www.facebook.com/joseroberto.pereira.104). O livro poderá ser adquirido em lojas e sites especializados e na página virtual da editora (www.mosaicoeditorial.com.br).
Por: José Roberto Pereira
06/03/2024 - Superior Tribunal de Justiça absolve homem acusado de furtar duas galinhas em 2014
26/02/2024 - Encomenda de ritual para causar morte não configura crime de ameaça, diz STJ
01/02/2024 - PAI COM PROBLEMAS PSIQUIÁTRICOS TEM PRISÃO POR DÍVIDA ALIMENTAR SUSPENSA
05/01/2024 - Petshop deve indenizar por morte de cão após sedação para banho e tosa
13/12/2023 - JUIZ ORDENA INDISPONIBILIDADE DE IMÓVEL APÓS 'ESTELIONATO SENTIMENTAL'
29/11/2023 - Moradora que ofendeu síndica por ser chamada de "macaca" não deve indenizar
25/10/2023 - Loja deve indenizar por entregar mármore de marca diferente da orçada