Geralmente às terças-feiras eu tomo uns instantes pra escrever esta minha coluna. Quando vou falar de datas, dou preferência para a quinta-feira, o dia que tenho este espaço. Mas este dia, 25 de abril, foi um pouco mais movimentado na história e merece o destaque de hoje.
No ano de 404 Antes de Cristo, Atenas se rende à Esparta e acaba a famosa guerra do Peloponeso. Esta guerra rendeu grandes ensinamentos e até hoje é relembrada na história.
Depois de convertido ao ler a Primeira Carta de São Paulo aos Romanos, Santo Agostinho é batizado, neste dia no ano de 387, por Santo Ambrósio. Santo Agostinho recebe vários títulos, dentre eles: Filho de Mônica, Bispo de Hipona, O Africano, Doutor da Igreja, etc. Das várias obras que escreveu, duas são de leitura obrigatória para o bom Cristão: “A Cidade de Deus” e “Confissões”.
Também neste dia, no ano de 1.607 ocorre a batalha de Gibraltar (estreito com apenas 58 KM no Mar Mediterrâneo que separa a Europa da África) e alinha para o fim da Guerra dos Oitenta Anos. Nesta batalha a armada Espanhola é derrotada pelos numerosos navios Holandeses.
Que todos os países possuem um Hino Nacional nós sabemos, mas imagino que poucos saibam os hinos de outros países. Mas certamente se não sabemos a letra, aos menos solfejar o Hino Nacional Francês sabemos: Allons enfant de la patrie; Le jour de gloire est arrivé. Sua sonoridade é cativante. Ele foi composto no dia 25/04/1.792, durante o período da Revolução que firmou o slogan: Liberdade, Igualdade e Fraternidade.
Em 1.846 um incidente dá início à guerra México-Estados Unidos. Durou apenas 2 anos, mas os EUA acrescentaram ao seu território o equivalente a 25% do que é hoje, e o México reduziu-se a 50% de seu tamanho original. Assim se iniciou uma severa questão migratória que reflete até os dias atuais.
No ano de 1.920 uma conferência em San Remo, os principais aliados da Primeira Guerra Mundial se ajustam para administrar as antigas terras do Império Otomano que efetivamente deixa de existir em 1.922. Fundado em 1.299 ele termina oficialmente nesta data.
E quem nunca desejou ter um carro famoso? Certo que todos nós sonhamos com uma Ferrari ou um Lamborghini; quem sabe outro de seu gosto particular. Mas de certo um Porsche todos já desejaram. A empresa foi fundada neste dia no ano de 1.931.
Neste dia em 1.945 cinquenta nações se unem nos Estados Unidos (na cidade de San Francisco) para iniciar a Conferência da Nações Unidas. Ao mesmo tempo os nazistas abandonam a ocupação da Itália e na Finlândia. A guerra caminhava para o fim que se daria oficialmente no dia 2 de setembro do mesmo ano.
Aqui perto de nós, no ado de 1.956 era fundada a USIMINAS.
Em 1.974 ocorre a Revolução dos Cravos, devolvendo a democracia em Portugal, no mesmo dia já em 1.976 passa a vigorar a Constituição Democrática Portuguesa.
Depois do temido Ato Institucional nº 5, neste dia em 1.984 é apresentada no Congresso Nacional a Proposta de Ementa Constitucional nº 5 (PEC nº5) mais conhecida como Emenda Dante de Oliveira, que devolveria ao Brasil a eleição direta para presidente da república. Mas ela é rejeitada, e teríamos eleições diretas somente anos depois.
Algumas pessoas importantes nasceram neste dia: Carlota Joaquina (1.775), A cantora de jazz Ella Fitzgerald (1.917), a escritora Janete Clair (1.925), o Ator Al Pacino (1.940).
Foi dia de luto quando faleceu no ano 40 o Evangelista São Marcos. No Brasil a poesia ficou triste com a morte de Álvares de Azevedo em 1.852.
Pode ser que deixei de citar alguns fatos que julguei menos interessantes de colocar aqui. Mas que 25 de abril foi um dia memorável foi.
Por Ronaldo Galvão