O escritor é aquele que, na maior parte do tempo de trabalho, fica recluso em um espaço da casa, desembolando um emaranhado de palavras que, após organizadas, contam uma história. Publicados em um livro ou em outro suporte de publicação, os escritos, quando lidos, de certa maneira, expõem publicamente o escritor, pois eles são uma parte do que fora seu silêncio e barulho durante o nobre ofício. E, quando ocorre uma conexão na tríade escritor/texto/leitor, o encanto acontece...
Um texto ganha vida após sua publicação. Ele poderá comprometer ou elevar o nome de quem o escreveu. Poderá ainda plantar vínculos no leitor que se alastrarão para outras obras do escritor, assim como também despertar interesse pela sua biografia.
Um bom texto pode levar um escritor a ser lido por uma pessoa, por um bairro inteiro, uma cidade, um estado, um país e até por boa parte do mundo. Ele poderá mudar a vida do escritor ou do leitor. Isto foi o que aconteceu com uma parte da minha literatura, gênero infantil e infantojuvenil, que foi lida por um grupo de crianças do Projeto Bola de Gude, oriundas de vários bairros de Pará Minas.
Gratidão, talvez, seja a palavra mais adequada para expressar meu sentimento, proporcionado pelos alunos e professores do Projeto Bola de Gude. Na noite do dia 4/5, fui homenageado pela instituição por meu trabalho na literatura, no teatro e no cinema. As crianças leram minhas obras, fizeram adaptação dos textos e os encenaram. Cada apresentação, com o olhar atento e cuidadoso das professoras, foi um show. Emocionei-me e me diverti muito com o talento e a graça dos meninos e meninas. Obrigado, crianças queridas. Muito obrigado.
Agradeci durante a festiva noite de homenagens e continuo agradecendo pela felicidade e pela emoção vivenciadas. Estendo meus agradecimentos também aos amigos e familiares que enviaram vídeos falando sobre minha pessoa e obra. Que emocionante! Fiz uma oração em agradecimento.
***
(A homenagem só aconteceu graças à sensibilidade dos professores Márcia Carvalho, Will Pereira, Wilza Cirilo, Cíntia Ferreira, Viviana Oliveira, Patrícia Melo, Heloísa Santos, Leila Barbosa, Roberta Mendonça, Vera Gomes, Eliane Mendonça e Eliane Fernandes. Muito Obrigado! Amém, amém, amém).
26/12/2024 - Ator Ney Latorraca morre aos 80 anos no Rio de Janeiro
04/12/2024 - Artistas defendem que hip hop se torne patrimônio imaterial
19/11/2024 - 'Ainda Estou Aqui' tem mais de 1 milhão de espectadores
06/11/2024 - Prazo para cadastrar blocos é prorrogado até a próxima sexta-feira
12/10/2024 - Vai ter cinema na praça! Filmes serão exibidos gratuitamente em evento itinerante
10/10/2024 - Sessões de cinema gratuitas vão ser realizadas em Pará de Minas