02/12/2024 às 08:49h
A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou na tarde deste domingo (01 de dezembro), por volta das 15h, o novo alerta de emergência. Por enquanto, a demonstração é apenas um teste para uma nova plataforma da Defesa Civil que está sendo implantada.
O alarme assustou alguns moradores, mesmo com aviso prévio. "Meus dois celulares tocaram juntos, eu tomei um verdadeiro susto. Quase cai da cadeira. Se ela para alertar conseguiram, acho que deveriam ter mandado um alerta menos possante, para que não assustasse tanto", disse uma pessoa em uma rede social.
O objetivo é apresentar à população o funcionamento prático da ferramenta. Podem receber os alertas do órgão as pessoas que estão em áreas de perigo - a emissão é por geolocalização - com cobertura de rede 4G ou 5G, sem necessidade de cadastro.
O sistema Defesa Civil Alerta utiliza a rede de telefonia celular para enviar mensagens de texto e avisos sonoros, interrompendo qualquer conteúdo em uso no aparelho, incluindo o modo silencioso.
A Defesa Civil de Belo Horizonte aguarda liberação do Governo Federal para utilizar a ferramenta, que tem como objetivo complementar outros sistemas de emergência, alertando e orientando moradores de áreas com risco iminente de desastres, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, vendavais e chuvas de granizo.
De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, esse teste foi único. "A partir do dia 4 de dezembro, a plataforma começa a funcionar nas regiões Sul e Sudeste de Minas. Assim que ouvir o alerta, as pessoas devem sair do local, porque esse sinal sonoro vai funcionar apenas para as que estão naquela área de risco onde o alarme for acionado".
Criado em 2022 pelo Governo Federal, o mecanismo tem como objetivo complementar as outras ferramentas de alertas de emergência disponíveis para prevenção e mitigação dos impactos causados por desastres, avisando e orientando as pessoas que estejam em localidades com risco iminente de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, dentre outros. O conteúdo dos alertas é de responsabilidade das defesas civis de estados e municípios.
A Defesa Civil reforça que ações como essa são essenciais para fortalecer a cultura de prevenção e garantir a segurança da população em momentos críticos.
A demonstração integra o sistema Defesa Civil Alerta, da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, em parceria com a Defesa Civil Nacional, o Ministério das Comunicações, Anatel e operadoras de telefonia.
Foto: Espacial FM
21/02/2023 - Bolsa Família voltará a exigir frequência escolar e vacinação
21/02/2023 - Governo federal reconhece calamidade em seis municípios paulistas
21/02/2023 - Sapucaí reúne historiografia e delírio no segundo dia de desfiles
21/02/2023 - Dois homens são presos suspeitos de importunação sexual contra duas mulheres em BH
17/02/2023 - Veículos de grande porte terão restrições de circulação em rodovias de MG no carnaval
17/02/2023 - Lula confirma aumento do salário mínimo para R$ 1.320 em maio
17/02/2023 - Receita abre consulta a lote residual de restituição do IR
17/02/2023 - Governo de Minas eleva o valor das bolsas de pesquisa
17/02/2023 - Uber divulga lista de objetos mais esquecidos no Carnaval; veja como recuperar