A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu, nesta quarta-feira (5), um alerta a população e aos profissionais de saúde após a identificação de novos casos de adulteração e falsificação do medicamento Botox, também conhecido como toxina botulínica.
Segundo a agência, algumas remessas internacionais do produto foram interceptadas pela área de portos e aeroportos do órgão com uma falsa descrição de conteúdo, além do prazo de validade adulterado e frascos do remédio no idioma turco.
A empresa detentora do registro do medicamento Botox, Allergan Produtos Farmacêuticos, confirmou à Anvisa que o lote original C6835C3 tem o prazo de validade de 12/2023 e deveria ser comercializado apenas na Turquia, não tendo sido importado ao Brasil pelos meios oficiais. Na embalagem dos produtos apreendidos, constava o prazo de validade de dezembro de 2024.
Os lotes irregulares foram proibidos de serem comercializados ou distribuídos.
A Anvisa orienta que, caso profissionais de saúde e pacientes identifiquem os produtos falsificados, não façam uso do medicamento e notifiquem imediatamente a Anvisa, por meio dos seus canais de atendimento.Fonte: Hoje em Dia
Foto: Anvisa / Divulgação
18/10/2023 - Megaoperação mira suspeitos de abuso sexual contra crianças e adolescentes em Minas
17/10/2023 - Só na poupança, prêmio da Mega-Sena desta terça pode render até R$ 224 mil no 1º mês
17/10/2023 - Relatório final da CPMI dos atos de 8 de janeiro será apresentado nesta terça (17)
16/10/2023 - Israel nega existência de acordo para cessar-fogo para retirada de estrangeiros de Gaza
13/10/2023 - Termina a primeira fase de inspeção de urnas eletrônicas
13/10/2023 - Confirmada a morte de brasileira que estava desaparecida em Gaza
13/10/2023 - Eclipse solar: veja horários, onde e como observar o fenômeno no próximo sábado
13/10/2023 - Militares israelenses pedem para que palestinos deixem a Cidade de Gaza em até 24 horas