A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira (30) o recolhimento de lotes de maionese da Fugini. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A medida é válida para os produtos em estoque na fábrica localizada em Monte Alto (SP).
Na quarta-feira (29), o órgão suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de alimentos da marca Fugini produzidos na mesma unidade de fabricação.
A nova decisão determina o recolhimento de todas as apresentações da maionese da marca Fugini, com vencimento em janeiro, fevereiro ou março de 2024. A proibição vale também para todos os lotes a vencer em dezembro de 2023 com numeração iniciada por 354.
A empresa produz molhos de tomate, conservas vegetais e outros molhos, como maionese e mostardas.
De acordo com a Anvisa, uma inspeção sanitária na fábrica de Monte Alto identificou falhas graves relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas, rastreabilidade, entre outros. A medida é preventiva.
O que diz a Fugini
A empresa divulgou, em suas redes sociais, um posicionamento sobre a inspeção na fábrica. O comunicado é anterior à determinação da Anvisa para recolhimento dos lotes de maionese, que será oficializado na quinta-feira.
Veja o que disse a empresa:
"Seguindo nosso estilo transparente e de respeito aos consumidores, faremos o seguinte esclarecimento sobre as informações incorretas que têm sido divulgadas pelas mídias sociais.
Passamos por um processo de vistoria em uma de nossas fábricas, na cidade de Monte Alto - SP, que gerou uma ordem para alteração de alguns processos e procedimentos internos, respeitamos e, rapidamente, alteramos os pontos indicados.
Importante destacar que não há nenhum lote com recall e a comercialização e consumo dos nossos produtos seguem normalmente, nos pontos de vendas do varejo.
Todos os produtos Fugini que se encontram para consumo nas casas, à venda nos mercados ou estocados nos centros de distribuição, seguem seguros e disponíveis para os consumidores.
Sempre cumprimos com todas as obrigações. Prova disso, em mais de 25 anos de operação, jamais tivemos um único lote de produto retido por problema de recall.
Somos uma marca muito querida pelos consumidores e respeitada pelo mercado como um todo. E assim seguiremos.
Para o esclarecimento de dúvidas ou informação adicional, a empresa coloca à disposição dos consumidores os canais de atendimento e telefone 0800 702 4337."
Fonte: G1
26/07/2023 - Agricultura familiar do Brasil é 8ª maior produtora de alimentos do mundo
25/07/2023 - Começa o Mutirão para negociação de dívidas com bancos e varejo
24/07/2023 - Receita Federal abre consulta para 3º lote de restituição do Imposto de Renda
24/07/2023 - Homem é preso em operação que investiga assassinatos de Marielle e Anderson
21/07/2023 - Previsão de frio e gasto extra na hora de abastecer a geladeira
20/07/2023 - WhatsApp sai do ar por cerca de uma hora nessa quarta-feira
19/07/2023 - Belo Horizonte pode ter chuva e frio nos próximos dias, alerta Defesa Civil
18/07/2023 - Desenrola: como aproveitar o programa para fazer uma boa renegociação
17/07/2023 - Pesquisadores brasileiros usam ossos de boi para criar enxerto para humanos