De segunda a sexta, das 8h as 17h
06/09/2023 às 09:42h
Um ciclone extratropical se formou nesta segunda-feira (4) no sul do Brasil. O fenômeno resultou em seis mortes no Rio Grande do Sul, além de quatro pessoas desabrigadas, áreas alagadas, ventania, chuvas fortes e queda de granizo. Devido à proximidade com a região Sudeste, é possível esperar que os vendavais avancem até Minas nos próximos dias?
A resposta é não. O ciclone não chegará ao Estado. No entanto, isso não quer dizer que estará livre das consequências. As terras mineiras serão atingidas por uma forte frente fria decorrente do fenômeno na quarta-feira (6), como afirma o meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) Claudemir Azevedo.
O especialista afirma que a condição provocará a ocorrência de fortes tempestades no fim da tarde, como foi observado em boa parte de Minas Gerais nesta terça-feira (5).
“A previsão é de que as áreas mais afetadas sejam a região Sul e a Zona da Mata, além da Região Metropolitana de Belo Horizonte”, afirma Claudemir Azevedo. Segundo ele, a chuva não deve se repetir no feriado de 7 de setembro.
O ciclone
Os ciclones extratropicais são centros de baixa pressão atmosférica que se formam fora dos trópicos. De acordo com o Inmet, a instabilidade atual está associada à circulação dos ventos e a baixa pressão que se formou no Paraguai. O fenômeno surgiu no Rio Grande do Sul na noite de segunda-feira (4) e deixou 353 pessoas desabrigadas. Um óbito esteve relacionado a um choque elétrico após inundação. Outros três foram associados a veículos que tentaram atravessar áreas alagadas. A previsão é de que o ciclone se afaste para o oceano e não avance mais.
Fonte: Hoje me Dia
Foto: Rádio Espacial FM / AdobeStock
Atendimento:(37) 3236-0105
Rua Major Manoel Antônio, 208
Centro, Pará de Minas, MG
CEP: 35660-010
De segunda a sexta, das 8h as 17h