19/09/2023 às 09:41h
Teve início nesta segunda-feira (18) o processo seletivo para formação das turmas dos cinco cursos oferecidos pelo Colégio Técnico (Coltec) da UFMG, que ingressarão no primeiro semestre letivo de 2024.
As inscrições seguem até 16 de outubro e devem ser realizadas exclusivamente pela internet, nosite da Comissão Permanente de Vestibular (Copeve).
Nesta segunda também teve inicio o período para pedido de isenção da taxa de inscrição, que poderá ser feita até a próxima sexta-feira (22).
Os cinco cursos são: Análises Clínicas, Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Eletrônica e Química. São ofertadas 180 vagas – 36 para cada uma das formações técnicas do Coltec. Metade das vagas é reservada a candidatos que tenham cursado o ensino fundamental integralmente em escolas públicas brasileiras.
Requisitos e provas
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve ter concluído o ensino fundamental ou curso equivalente ou, no momento da inscrição, estar regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino. Além disso, todos os atos praticados pelos candidatos menores de 18 anos devem contar com a participação e anuência formal de seus representantes legais, sejam pais ou outros responsáveis, de acordo com os termos do Código Civil brasileiro.
A seleção é feita por meio de prova objetiva, composta de 60 questões de múltipla escolha, distribuídas entre língua portuguesa, ciências naturais, matemática, geografia e história geral e do Brasil. O objetivo do teste é avaliar as capacidades de compreensão, análise, síntese e avaliação dos candidatos, com ênfase no raciocínio e na competência crítica. A prova será aplicada em 19 de novembro, e o resultado final do processo será divulgado em 1º de dezembro.
O Coltec
O Colégio Técnico da UFMG foi criado em 1969, por meio de convênio celebrado entre o Conselho Britânico, a UFMG, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação (MEC), a fim de atender à demanda de formação de profissionais técnicos de nível médio nas áreas de patologia clínica, instrumentação, eletrônica e química.
Em 1981, o Conselho Universitário da UFMG estabeleceu diretrizes gerais que definiram o Coltec como espaço de experimentação pedagógica e curricular. Em 2008, foi aprovada a criação do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas.
06/01/2023 - Quatro casas são atingidas em séries de explosões em Juiz de Fora
05/01/2023 - Carteira de identidade fica mais cara em Minas e valor passa de R$ 100
04/01/2023 - IPVA 2023: fim do congelamento em Minas pesa no bolso
04/01/2023 - Com chuvas do fim de ano, Minas passa a ter 120 cidades em situação de emergência
03/01/2023 - CNH vencida volta a ter prazo de 30 dias para renovação
03/01/2023 - Tigre ataca domador de tradicional família circense na Itália