03/12/2024 às 10:24h
A escassez de mão de obra é o principal desafio do setor da construção civil. A dificuldade em contratar profissionais é realidade para nada menos que 96% das empresas do setor. É o que aponta pesquisa realizada pelo Portal AECweb, em parceria com o Sienge, o Ecossistema de Tecnologia e Negócios do Grupo Softplan para a Indústria da Construção e Mercado Imobiliário.
O levantamento ouviu 602 profissionais do setor em todo o país, incluindo sócios-proprietários, diretores, gerentes, coordenadores, arquitetos e engenheiros de obra. O estudo revela que a falta de qualificação (84,1%) e a escassez de profissionais em geral (58,8%) são os principais obstáculos.
A mesma dificuldade é atestada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), que cita dificuldades para contratação de serventes, pedreiros e até engenheiros.
Segundo o vice-presidente de Relações Trabalhistas do Sinduscon-MG, Felipe Boaventura, a falta de trabalhadores não está limitada somente à disponibilidade de profissionais. “Também reflete questões ligadas às escolhas e preferências dos trabalhadores e à cultura organizacional das empresas”, afirma. Boaventura cita como exemplo a baixa participação feminina no setor, de apenas 10%.
Conforme a pesquisa do Portal AECweb, para enfrentar a escassez de mão de obra qualificada, 59% dos profissionais defendem que as construtoras invistam em capacitação, enquanto 41% acreditam que essa responsabilidade deve ser compartilhada por toda a indústria da construção.
As principais soluções propostas incluem: melhores salários (48,8%); planos de carreira e oportunidades de crescimento (48,5%); investimento em sistemas construtivos industrializados e mecanização de canteiros (45,3% e 43,7%, respectivamente); melhoria das condições de trabalho (40,5%); políticas de atração de mulheres para o setor (31,4%); e a contratação direta, com preferência pelo regime CLT, reduzindo a terceirização (28,7%).
O Sinduscon-MG informou que, em colaboração com a Fiemg, Sesi, Senai e sindicatos dos trabalhadores, desenvolvendo iniciativas abrangentes para atender às diversas necessidades das empresas e profissionais.
Com informações Hoje em DiaFoto: Espacial FM
13/01/2023 - Mega-Sena, concurso 2.554: ninguém acerta as seis dezenas, e prêmio vai a R$ 33 milhões
12/01/2023 - Justiça concede regime aberto e Suzane von Richthofen deixa penitenciária em São Paulo
12/01/2023 - PF interrogou e prendeu 1.159 pessoas por atos golpistas
12/01/2023 - FGTS poderá ser usado para quitar até seis prestações da casa própria
11/01/2023 - Justiça determina prisão preventiva de pai e madrasta de menino que morreu em BH
11/01/2023 - Homem com faca deixa seis pessoas feridas em estação de trem de Paris