22/06/2023 às 08:23h
Belo Horizonte registrou nesta quarta-feira (21) uma apreensão inédita da droga GHB, mais conhecida como "ecstasy líquido". Pouco conhecido do grande público, o entorpecente pode ser usado como de forma sexual e seu efeito é mais forte que o ecstasy “tradicional”.
De acordo com o psiquiatra e homeopata Aloisio Andrade, presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas de Minas Gerais (Conead-MG), o "ecstasy líquido" pode ser considerado ainda mais perigoso do que o convencional. “Considerado uma metanfetamina, ele tem uma concentração ainda maior do que a droga precursora, envolvendo inclusive um risco aumentado de overdose. Pode gerar efeitos como náuseas, vômitos e até alucinações".
A substância também apresenta um desafio para a fiscalização das autoridades policiais. “Por ser uma droga inodora (sem cheiro) e ocupar um espaço muito pequeno, é de difícil detecção, inclusive por cachorros treinados”, explicou o psiquiatra.
Um dos efeitos da droga é o aumento da sensibilidade tátil, o que pode ser usado como facilitador sexual, inclusive para crimes de abuso. “Ela pode ser um produto ilegal para alterar a sensibilidade na hora de relações sexuais, porém diminuindo a percepção afetiva. Então a pessoa fica menos inclinada a estabelecer uma relação afetiva. Pode ter, sim, uma relação com o assédio sexual", afirmou Aloísio Andrade.
Apreensão
Um casal foi preso nesta quarta (21), no Jardim Guanabara, região Nortede BH, suspeito de tráfico de drogas. Na casa da dupla foram apreendidos frascos contendo GHB, o “ecstasy líquido”.
De acordo com a Polícia Civil, foi a primeira apreensão dessa droga na capital. Os investigados de 30 e 32 anos são suspeitos de vender drogas sintéticas para usuários frequentadores de eventos noturnos na capital e na região Metropolitana.
Além do "ecstasy líquido", os policiais apreenderam dois comprimidos da versão tradicional da droga, três pinos de cocaína, três cigarros de maconha e celulares.
Fonte: Hoje em Dia18/01/2023 - Incêndio atinge galpão no terminal de cargas do aeroporto Galeão, no Rio
18/01/2023 - Caixa suspende crédito consignado para beneficiários do Bolsa Família
17/01/2023 - Represa com risco máximo de rompimento terá que ser esvaziada em MG
17/01/2023 - Fabricante brasileira de armas é proibida de fazer propaganda nas redes sociais
17/01/2023 - Greve dos ônibus em BH é suspensa após reunião entre sindicatos
17/01/2023 - Sancionada lei que torna o CPF único registro de identificação
16/01/2023 - Queda de avião deixa ao menos 68 mortos no Nepal
16/01/2023 - Greve dos rodoviários deixa passageiros a pé em BH
16/01/2023 - Chefe da máfia mais procurado da Itália é preso após 30 anos foragido