20/03/2023 às 15:13h
Empresas fabricantes de produtos laticínios no Sul de Minas foram alvos de fiscalização de condições ambientais. Ao todo, a Operação Lactose -Etapa II visitou 17 empreendimentos, distribuídos em 14 municípios, e resultou em oito autuações, cinco advertências e infrações na ordem de R$ 200 mil.
Realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a operação foi deflagrada pela Diretoria Regional de Fiscalização Ambiental Sul de Minas e envolveu a microrregião onde há predominância na preparação do leite e na fabricação de produtos laticínios situadas no entorno do município de Varginha - onde está a sede regional da Superintendência da Regional Sul de Minas (Supram Sul de Minas).
As ações foram realizadas nas cidades de Alfenas, Campos Gerais, Areado, Alterosa, Machado, Paraguaçu, Elói Mendes, Três Corações, Três Pontas, Olímpio Noronha, Jesuânia, Heliodora, Boa Esperança e Varginha. As equipes usaram veículo da Semad, trena a laser, GPS e tablet.
Irregularidades
Oito empreendimentos foram autuados - três destes objetos de aplicação da penalidade de embargo de atividades, em decorrência da ausência ou suficiência de medidas de controle ambiental. Outros cinco receberam advertência para adequação de situações desconformes.
O objetivo da fiscalização foi a existência de atos autorizativos de correspondência e suficiência das medidas de controle ambiental nessas produções.
As infrações lavradas alcançam o montante na ordem de R$ 200 mil e as principais irregularidades foram ausência de licenciamento ambiental, ocorrência de poluição ou degradação ambiental, captação sem outorga e deixar de comunicar o encerramento ou a paralisação temporária de atividades.
Fonte: Hoje em DiaFoto: Semad/divulgação
31/01/2023 - Aeronáutica vai controlar espaço aéreo da terra Yanomami para combater garimpo ilegal
30/01/2023 - Acidente com ônibus de time de futebol deixa ao menos quatro mortos na BR-116
30/01/2023 - José Lino Souza Barros morre aos 86 anos, em BH
27/01/2023 - STF investiga envio de informações falsas sobre situação dos yanomami desde 2020
27/01/2023 - Carreta carregada com sucata pega fogo e complica trânsito Anel Rodoviário, em BH