Os fiéis começaram a entrar nesta quarta-feira (23/04) na capela-ardente do papa Francisco, instalada no interior da basílica de São Pedro, para prestar suas homenagens ao primeiro pontífice latino-americano.
O caixão com o corpo de Jorge Mario Bergoglio foi colocado, aberto, diante do imponente baldaquino barroco da basílica, com seu inseparável rosário entre as mãos e casula vermelha.O papa que veio "do fim do mundo", eleito em 2013, inicia assim sua última viagem, que terminará no sábado (26/04) com o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, o primeiro de um papa fora do Vaticano desde Leão XIII em 1903.
Para o último adeus, centenas de fiéis aguardavam desde o início da manhã na Praça de São Pedro, onde no domingo Francisco fez uma aparição pública e se encontrou com a multidão a bordo do papamóvel.
Dois dias após sua morte em consequência de um derrame na manhã de segunda-feira (21/04), a tristeza ainda domina os católicos, em particular porque um dia antes Francisco havia feito uma aparição pública no Domingo de Páscoa.
"Eu tinha que vir", declarou à reportagem Ana Montoya, uma mexicana de 33 anos que esperava sua vez, com uma cruz dourada e um rosário pendurado no pescoço, para poder se despedir pessoalmente de Francisco, a quem considera "um membro da família".
O caixão foi transportado durante a manhã em procissão, da residência de Santa Marta, onde ele faleceu aos 88 anos, até a Basílica de São Pedro.
Com informações O TEMPOFoto: Vaticano News
02/06/2023 - Mais de 41 milhões de declarações de Imposto de Renda foram entregues à Receita
31/05/2023 - Gasolina vai ficar mais cara em Minas com cobrança do novo ICMS a partir desta quinta
30/05/2023 - Minas é o 3º Estado que mais sofre com crimes cibernéticos: mais de 24 mil em um mês
26/05/2023 - Juiz condena defensores de kit covid a pagar R$ 55 mi em indenização
26/05/2023 - homem é executado na porta de escola particular no bairro Palmares, em BH