Os fiéis começaram a entrar nesta quarta-feira (23/04) na capela-ardente do papa Francisco, instalada no interior da basílica de São Pedro, para prestar suas homenagens ao primeiro pontífice latino-americano.
O caixão com o corpo de Jorge Mario Bergoglio foi colocado, aberto, diante do imponente baldaquino barroco da basílica, com seu inseparável rosário entre as mãos e casula vermelha.O papa que veio "do fim do mundo", eleito em 2013, inicia assim sua última viagem, que terminará no sábado (26/04) com o sepultamento na Basílica de Santa Maria Maior de Roma, o primeiro de um papa fora do Vaticano desde Leão XIII em 1903.
Para o último adeus, centenas de fiéis aguardavam desde o início da manhã na Praça de São Pedro, onde no domingo Francisco fez uma aparição pública e se encontrou com a multidão a bordo do papamóvel.
Dois dias após sua morte em consequência de um derrame na manhã de segunda-feira (21/04), a tristeza ainda domina os católicos, em particular porque um dia antes Francisco havia feito uma aparição pública no Domingo de Páscoa.
"Eu tinha que vir", declarou à reportagem Ana Montoya, uma mexicana de 33 anos que esperava sua vez, com uma cruz dourada e um rosário pendurado no pescoço, para poder se despedir pessoalmente de Francisco, a quem considera "um membro da família".
O caixão foi transportado durante a manhã em procissão, da residência de Santa Marta, onde ele faleceu aos 88 anos, até a Basílica de São Pedro.
Com informações O TEMPOFoto: Vaticano News
24/10/2024 - Minas não adere a programa nacional para aquisição de câmeras corporais para policiais
22/10/2024 - Ministério da Agricultura proíbe venda de 12 marcas de azeite; saiba quais são
22/10/2024 - Lei que cria semana de prevenção a acidente com moto entra em vigor
22/10/2024 - Preço da carne de boi aumenta e pode variar mais de 200% de um bairro a outro em BH
21/10/2024 - Lula sofre acidente doméstico e viagem à Rússia é cancelada por orientação médica