31/03/2023 às 15:01h
O governo federal determinou um reajuste máximo de 5,60% nos preços dos medicamentos neste ano. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta sexta-feira (31) e os ajustes já podem ser aplicados pelas empresas produtoras.
O ajuste é baseado em um modelo de teto de preços calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor amplo (IPCA) e em outros fatores.
O documento publicado no DOU informa que as empresas produtoras deverão dar "ampla publicidade" aos preços de seus medicamentos, não podendo ser superior aos preços publicados pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) no Portal da Anvisa.
Além disso, destaca que as unidades de comércio varejista também deverão manter à disposição dos consumidores e dos órgãos de proteção e defesa do consumidor, as listas dos preços de medicamentos atualizadas, calculados com base nos termos da regulação.
Segundo dados do Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos o preço dos medicamentos subiu aproximadamente 76,8% em 10 anos, abaixo da inflação acumulada no período, de 90,24%.
Fonte: G1
Foto: Rádio Espacial FM
28/05/2024 - Conta de luz já está mais cara para 7,8 milhões de clientes residenciais da Cemig
27/05/2024 - Em BH, representantes das maiores economias mundiais debatem transição energética
25/05/2024 - Leão ainda espera 1 milhão de mineiros para acertar contas
24/05/2024 - Concurso da Educação: Minas anuncia homologação e nomeação de aprovados
23/05/2024 - Provas do Enem dos Concursos são marcadas para 18 de agosto
21/05/2024 - Minas responde pelo maior número de casos prováveis de dengue no Brasil
20/05/2024 - Mais de 300 prefeitos mineiros vão a Brasília para discutir o pacto federativo
17/05/2024 - UFMG e mais 7 federais de Minas estão entre as 2 mil melhores do mundo; veja lista
15/05/2024 - Minas alerta para baixa cobertura vacinal contra a gripe e Covid