O rádio AM está em desuso nos carros, isso começou pelos elétricos. O motivo são as interferências causadas pelo campo magnético gerado pelos motores, que interferem nas ondas de rádio caso não seja devidamente isolado.
Porém, os políticos dos EUA não estão vendo isso com bons olhos: uma lei foi apresentada pelo Comitê de Comércio do Senado obrigando que todo carro tenha rádio AM. O texto está em analise pelos senado obrigando que todo carro tenha rádio AM. O texto está em analise pelos senadores, conseguindo boa aceitação por membros dos partidos Democrata e Republicano.
Já as montadoras se posicionaram contra. Marcas europeias, por exemplo, já abandonaram o rádio AM mesmo em carros a combustão. No Brasil podemos notar isso no novo Volkswagen Polo Track, que possui um rádio simples FM com entrada USB e Bluetooth.
O motivo da insistência desse tipo de rádio nos EUA é devido aos serviços de emergência que cobrem todo o território do país. Em casos de catástrofes ou outros tipos de emergência, essas frequências são usadas para emitir alertas. O sistema é antigo, foi instaurado em 1963, mas ainda está em uso apesar dos streamings e rádios FM serem mais usados.
Fonte: autopapo.uol.com.br
Foto: Rádio Espacial FM
21/06/2023 - Valor do 'mínimo existencial' é reajustado de R$ 303 para R$ 600
21/06/2023 - Resgate ouve 'ruídos' no mar em busca de submarino perdido
21/06/2023 - Assassino de colégio em Cambé é encontrado morto na prisão
20/06/2023 - Bispo Dom Geovane Luís da Silva assume oficialmente a Diocese de Divinópolis
19/06/2023 - Ataque em escola no Paraná deixa ao menos uma criança morta
19/06/2023 - Governo autoriza preenchimento de mais de 4,4 mil vagas em concursos federais