Na segunda-feira (2/1), o Governo de Minas Gerais divulgou o serviço para emissão da guia de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2023. E a notícia triste é que o valor – após ter sido congelado em 2022, mantendo o de 2021 – voltou a estar atrelado aos preços atualizados dos automóveis. Mas qual é a parte ruim disso, afinal?
Em primeiro lugar, é importante pontuar que o cálculo do valor do IPVA é feito a partir do preço médio dos automóveis constantes na tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Dessa forma, com a atual alta nos preços dos veículos novos e usados, o imposto, com as atualizações de 2023, registrou aumentos exorbitantes, que podem chegar perto dos 50%.
O novo valor, que começa a ser cobrado em março, deve pesar bastante no bolso dos contribuintes. O imposto poderá ser pago à vista, com desconto de 3%, ou de forma parcelada, em três vezes. Além disso, se o proprietário esteve com toda a documentação veicular em dia nos anos de 2021 e 2022, ganha mais 3% de desconto.
Quanto aos prazos para o pagamento, eles variam conforme o número final da placa.
Qual é o porcentual do IPVA sobre o preço dos veículos?
No caso de caminhonetes ou veículos utilitários, o IPVA corresponde a 4% do valor do automóvel na tabela Fipe.
Caminhonetes de carga e furgões têm porcentual de 3%; veículos com autorização para transporte público e motocicletas, 2%; e, por fim, veículo de locadoras, ônibus e caminhões, 1%.
O que está por trás dos aumentos afinal?
O grande X da questão que explica o aumento nos valores do IPVA é a atual crise global do mercado automotivo.
Com a escassez de semicondutores e dispositivos eletrônicos para a montagem dos veículos, a Indústria automotiva vem enfrentando dificuldades na produção. O abastecimento instável desses componentes é uma consequência da pandemia da COVID-19 e, mais recentemente, dos impedimentos logísticos advindos da guerra na Ucrânia. As sanções impostas no mercado afetaram, globalmente, as montadoras.
Tudo isso foi responsável por jogar os preços dos automóveis lá em cima, especialmente no caso dos usados. Estes apresentaram uma supervalorização no mercado, atingindo preços muitos maiores do que o habitual.
Para piorar, o acúmulo de dois anos de inflação – já que, em 2022, não houve alteração no IPVA – contribuiu ainda mais para o aumento no valor do imposto.
Diante disso tudo, o que se observa é uma verdadeira distorção nos preços dos veículos usados. Aqueles que deveriam estar perdendo valor no mercado estão, na verdade, ganhando. E quem acaba pagando o preço dessa inversão de lógica é o bolso dos contribuintes, infelizmente.
Mesmo com o intervalo de dois meses até o início do pagamento e a possibilidade de parcelamento, a realidade é que muitos dos proprietárias irão penar para ficar em dia com as obrigações fiscais.
Nova Taxa de Licenciamento
O Detran-MG já divulgou, também, o valor da nova Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV).
O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) – que é o documento renovado pela TRLAV – não precisa ser emitido mais, já que ele se tornou digital. Mesmo assim, a taxa ainda será cobrada, porém, em valor menor: de R$ 135,95, passou a R$ 33,66 em 2023.
Fonte: em.com.br
Foto: Rádio Espacial FM
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