26/11/2024 às 09:26h
O parcelamento de compras será uma alternativa aos consumidores que desejam aproveitar a Black Friday na próxima sexta-feira (29) para comprar algum produto. Mas as taxas de juros embutidas na compra a prazo podem fazer com que os descontos oferecidos na data sejam perdidos. Dados de uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre em parceria com o Mercado Pago indicou que mais da metade dos brasileiros, 54%, afirmaram que vão utilizar cartão de crédito para pagar as aquisições.
Neste grupo, 32% afirmou que pretende parcelar as compras em até três vezes, enquanto 37% indicou que o pagamento será feito por até seis meses. Neste sentido, a educadora e analista financeira Ellen Silvério alertou que o consumidor deve optar pela transação fracionada apenas se houver a certeza de que não haverá comprometimento do orçamento mensal e quando a taxa de juros for baixa ou inexistente.
Ela ainda aconselhou que o trabalhador avalie se o item desejado é indispensável. “Antes de optar pelo parcelamento, o consumidor deve avaliar: taxas de juros, condições de parcelamento verificando quantas parcelas e o valor de cada uma , verificar a possibilidade de pagar à vista, caso tenha recurso para isso. E também a real necessidade da compra, porque o parcelamento é um facilitador para compras desnecessárias”, observou.
Silvério frisou que, no parcelamento, uma taxa de juros de até 2% ao mês, aproximadamente 26,82% ao ano, pode ser aceitável em curto prazo. “Mas desde que o desconto à vista seja menor do que o custo dos juros. Por exemplo, se o desconto à vista for de 10%, mas o parcelamento tem um custo total de juros de 8%, o parcelamento pode ser interessante. Contudo, cada caso deve ser avaliado individualmente”, acrescentou.
A educadora financeira explicou que o final de ano, não só pela Black Friday, mas também pelo Natal, deve ser de atenção ao consumidor. Ela orientou que caso o consumidor tenha um investimento com rendimento superior à compra parcelada, pode ser interessante manter o dinheiro aplicado e parcelar a compra.
“O parcelamento deve ser uma escolha consciente, baseada na análise de juros, orçamento e necessidade real da compra. A decisão entre pagar à vista ou parcelar deve sempre priorizar a saúde financeira e evitar o comprometimento excessivo de renda futura”, destacou.
Com informações O TempoFoto: Espacial FM
22/10/2024 - Ministério da Agricultura proíbe venda de 12 marcas de azeite; saiba quais são
22/10/2024 - Lei que cria semana de prevenção a acidente com moto entra em vigor
22/10/2024 - Preço da carne de boi aumenta e pode variar mais de 200% de um bairro a outro em BH
21/10/2024 - Lula sofre acidente doméstico e viagem à Rússia é cancelada por orientação médica
21/10/2024 - Mega-Sena acumula e prêmio chega a R$ 51 milhões; próximo sorteio será na terça
21/10/2024 - Papa Francisco canoniza padre por milagre na Amazônia
18/10/2024 - Alerta laranja: mais de 400 cidades de MG podem ter pancadas de chuva com granizo