01/09/2023 às 09:25h
Uma nova proposta para o desassoreamento da Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, foi apresentada nesta quinta-feira (31) pela prefeitura. A primeira etapa da obra deve acontecer em cinco anos, com investimento próprio de R$ 100 milhões.
De acordo com o texto apresentado pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Leandro César Pereira, o início do desassoreamento deve acontecer na área conhecida como “Enseada do Zoológico”, tanto com equipamentos por terra, como por embarcações na água, o que deve otimizar o processo e gerar economia e rapidez nas intervenções.
“Vamos seguir, obviamente, as diretrizes e observar as considerações da Comissão de Gestão Integrada do Conjunto Moderno da Pampulha e outros órgãos envolvidos. A proposta prevê que o desassoreamento aconteça em cinco anos. E a expectativa é de desassorear aproximadamente 700 mil m³ de sedimentos ao final deste período, ou seja, média de 140 mil m³ ao ano. Seria um volume significativamente acima da quantidade de entrada de sedimentos, que é de 115 mil m³ por ano”, explicou Pereira.Após esse período, o desassoreamento deve prosseguir nas áreas de entrada do canal dos córregos Ressaca e Sarandi; nas enseadas dos córregos Tejuco, Mergulhão e da AABB; além de duas áreas próximas à Ilha dos Amores.
Despoluição
A proposta foi discutida na terceira reunião ordinária da Comissão de Gestão Integrada do Conjunto Moderno da Pampulha. Durante o encontro também foi apresentado o primeiro relatório de acompanhamento do plano de ação para o sistema de esgotamento sanitário da bacia. A iniciativa faz parte das ações de despoluição.
No fim de março, a Justiça de Minas Gerais homologou um acordo entre as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem e a Copasa para a concessionária acabar com o lançamento de esgoto irregular na Pampulha. Deverão ser realizadas em torno de 9,8 mil novas ligações à rede da Copasa, sendo cerca de 7 mil em imóveis de Contagem e 2,8 mil de Belo Horizonte.
Até o momento já foram realizadas mais 2.272 ligações domiciliares à rede de esgoto, número que corresponde a 23% da meta estabelecida no acordo. O relatório mostrou também que 40% dos pontos de observação apresentaram melhoria na qualidade da água e 50% mantiveram a mesma situação da medição anterior.
* Com informações da PBH
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Rádio Espacial FM
06/01/2023 - Quatro casas são atingidas em séries de explosões em Juiz de Fora
05/01/2023 - Carteira de identidade fica mais cara em Minas e valor passa de R$ 100
04/01/2023 - IPVA 2023: fim do congelamento em Minas pesa no bolso
04/01/2023 - Com chuvas do fim de ano, Minas passa a ter 120 cidades em situação de emergência
03/01/2023 - CNH vencida volta a ter prazo de 30 dias para renovação
03/01/2023 - Tigre ataca domador de tradicional família circense na Itália