12/04/2024 às 09:04h
Motoristas poderão ter que pagar até R$ 12,35 nas praças de pedágio da BR-040, no trecho privatizado entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.
O novo valor representa aumento de 96% sobre o que é cobrado atualmente (R$ 6,30). A projeção foi feita após o anúncio da empresa vencedora do leilão da rodovia, nesta quinta-feira (11).
Os condutores só saberão o preço final após a assinatura do contrato do governo federal com o Consórcio Infraestrutura MG. A empresa assume a gestão da estrada após apresentar o maior desconto, de 11,21%, sobre a “tarifa base", fixada no edital em R$ 13,91.
São três praças de pedágio. Com o aumento, a viagem vai pesar no bolso de quem percorrer os 232,1 km entre a capital e a região da Zona da Mata. Quem paga atualmente R$ 18,90 poderá ter que desembolsar R$ 37,05.
Motoristas poderão ter que pagar até R$ 12,35 nas praças de pedágio da BR-040, no trecho privatizado entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.
O novo valor representa aumento de 96% sobre o que é cobrado atualmente (R$ 6,30). A projeção foi feita após o anúncio da empresa vencedora do leilão da rodovia, nesta quinta-feira (11).
Os condutores só saberão o preço final após a assinatura do contrato do governo federal com o Consórcio Infraestrutura MG. A empresa assume a gestão da estrada após apresentar o maior desconto, de 11,21%, sobre a “tarifa base", fixada no edital em R$ 13,91.
São três praças de pedágio. Com o aumento, a viagem vai pesar no bolso de quem percorrer os 232,1 km entre a capital e a região da Zona da Mata. Quem paga atualmente R$ 18,90 poderá ter que desembolsar R$ 37,05.
A concessão prevê ainda o Desconto para Usuários Frequentes (DUF) e a opção de pagamento automático para motoristas, com o uso de TAG’s.
Os usuários frequentes são os que utilizam apenas trechos da rodovia várias vezes por mês, como ocorrem com cidadãos que moram e trabalham em cidades próximas.
Segundo o Ministério dos Transportes em São Paulo, a concessão será de 30 anos. O projeto prevê investimentos de R$ 8,7 bilhões, abrangendo 163,9 km de duplicações.
Também deverão ser criadas 42 km de faixas adicionais, 15,3 km de vias marginais, 14,2 km de ciclovias, oito passarelas, 57 pontos de ônibus, cinco postos da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e um ponto de parada e descanso para motoristas profissionais.
Com informações Jornal Hoje em DiaFoto: Agência Nacional de Transportes Terrestres/Divulgação
15/12/2023 - BH mantém posto de quarta capital mais rica do país; veja ranking
13/12/2023 - A partir de janeiro, 165 mil empresas poderão trocar fornecedor de energia elétrica
12/12/2023 - Inep realiza provas de Enem para presos e reaplica as do exame regular
29/11/2023 - Expectativa de vida ao nascer no Brasil fica em 75,5 anos em 2022
28/11/2023 - Setor hoteleiro se adapta às novas demandas do turismo pet friendly
27/11/2023 - Calor, Chuva e desrespeito multiplicam risco de dengue
24/11/2023 - Pacheco: ministros do STF não se sobrepõem ao Congresso e ao Planalto