17/07/2023 às 14:57h
O Governo federal planeja mais uma revisão cadastral dos beneficiários do Bolsa Família. O pente-fino pode começar ainda neste mês. Beneficiários unipessoais que ingressaram no programa no final do ano passado serão convocados para revisão. A informação foi adiantada à coluna Em cima do fato.
Os municípios já receberam carta do Tribunal de Contas da União solicitando uma revisão por amostra, que terminou no último dia 14. O próximo passo será uma revisão feita pelo próprio Governo federal em parceria com os municípios. A auditoria é necessária em função do crescimento elevado do número de beneficiários unipessoais, ou seja, aquelas famílias de apenas uma pessoa. O aumento foi de 13% para 27% em um ano.
A expansão ocorreu justamente no ano eleitoral, o que já havia sido apontado como um indicador de irregularidade pela equipe de transição do Governo Lula, no ano passado.Na primeira etapa de revisão de benefício, que terminou em março, foram excluídos 1,5 milhão de beneficiários irregulares. O objetivo do pente-fino é retirar quem não tem direito e incluir quem teria que receber, mas está fora da política social.
A convocação será feita pelas prefeituras e os convocados devem comparecer aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) na data combinada e comprovar que atendem aos critérios para receber o benefício. A data ainda não foi divulgada, mas os beneficiários podem ser convocados pelos municípios ainda neste mês.
Fonte: Rádio Itatiaia
Foto: Rádio Espacial FM
09/09/2024 - MG App traz novas funcionalidades para incentivar doação de sangue
05/09/2024 - Governo de Minas lança sistema que facilita pagamento do IPVA; confira
02/09/2024 - Bandidos cavam túnel para tentar escapar de presídio em Bangu
02/09/2024 - Setembro começa com nova onda de calor em Minas; veja quando deve chover
31/08/2024 - Incêndios no Pantanal já consumiram este ano mais de 15% do bioma
30/08/2024 - Receita paga nesta sexta quarto lote de restituição do IR 2024
27/08/2024 - TSE autoriza participação de observadores nas eleições de outubro