A passagem de uma massa de ar polar por Minas Gerais vai fazer a temperatura cair bastante nos próximos dias, provocando até sensação térmica abaixo de zero nas madrugadas e no início das manhãs, segundo a Defesa Civil de Belo Horizonte. Além de trazer o frio que requer roupas quentinhas e outros cuidados com a saúde, esse clima traz outro problema: mais gasto na hora de abastecer a geladeira.
É que, quando os termômetros despencam, afetam a produção - e o nível de consumo - de frutas, verduras e hortaliças, alterando tanto a demanda quanto a oferta. O resultado costuma ser a queda nos preços das folhagens, mas o encarecimento de vários outros itens.
“No caso da alface, a baixa ocorreu mesmo com uma diminuição também na quantidade de produto encontrado nos mercados analisados. Isso porque a demanda registrou redução mais intensa, comportamento normal para esta época do ano com temperaturas mais baixas, o que não permitiu a reação dos preços da folhosa”, aponta boletim divulgado nesta quinta-feira pela Conab, a Companhia Nacional de Abastecimento.
No caso da cenoura e do tomate, o cenário é outro. “Com a permanência do frio, o desenvolvimento dos dois produtos tende a ser mais demorado, o que pode exercer pressão de alta nos preços em julho”, ressalta o boletim.
Batata e maçã ficaram mais caras devido a uma menor entrada dos produtos nos mercados atacadistas. No caso da maçã, análise da Conab diz que houve aumento “mesmo em meio à diminuição da demanda nos principais centros consumidores em virtude do frio, do início das férias escolares e também das festividades juninas no mês de junho, que acabaram por impactar as vendas no atacado”.
Clima
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que a intensificação dos ventos sobre o oceano atlântico favorece o aumento de nebulosidade em todo o estado. Por vez, o aumento na quantidade de nuvens provoca redução das temperaturas máximas em todas as regiões mineiras nos próximos dias. O instituto prevê ainda chuva isolada nas regiões Sul e Sudeste de Minas.
Além de amenizar o calor dos últimos dias, segundo a Defesa Civil de BH, a nebulosidade melhora ainda a umidade relativa mínima do ar, que deve ficar em torno de 50% nos próximos dias. (*) Com informações da Agência Brasil.
Foto: Rádio Espacial FM
16/12/2024 - Mão de obra da construção civil encarece 69% em 10 anos no Brasil sob ameaça de apagão
13/12/2024 - Pesquisa: 59% dos brasileiros vão usar o 13º para pagar contas básicas
12/12/2024 - Morre radialista Kaquinho Big Dog, aos 62 anos, após mal súbito
10/12/2024 - Lula passa por cirurgia de emergência após sentir fortes dores de cabeça
09/12/2024 - Ministério das Relações Exteriores monitora brasileiros na Síria
06/12/2024 - Casas viram alvo: BH tem média de mais de 14 roubos ou furtos a residências por dia
03/12/2024 - Contratação de mão de obra é desafio para 96% do setor da construção civil
02/12/2024 - Alerta sonoro da Defesa Civil causa pânico entre moradores de BH; entenda
28/11/2024 - Na TV, Haddad anuncia corte de gastos e isenção no IR para quem ganha até R$ 5 mil