Capa da Página Primeiro pouso privado na Lua pode ser feito por japoneses nesta terça-feira; entenda - Destaques - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Destaques

25/04/2023 às 07:22h

Primeiro pouso privado na Lua pode ser feito por japoneses nesta terça-feira; entenda

Facebook

O primeiro pouso privado e bem-sucedido na Lua da História poderá ocorrer nesta terça-feira, às 13h40, no horário de Brasília. Caso tudo siga como esperado, a empresa japonesa ispace terá um modo de pouso assentado sobre a superfície da Lua no início da tarde — e o Japão será a quarta nação a enviar uma sonda suave ao mesmo destino, depois da Rússia, Estados Unidos e China.

Se forem consideradas apenas iniciativas privadas, a tentativa da ispace é a segunda a ser realizada. A primeira foi a do módulo israelense Beresheet (“Gênesis”, em hebraico), em 2019. Lançada de “carona” em um foguete Falcon 9, em fevereiro daquele ano, ela fracassou ao colidir com a superfície do satélite em 11 de abril.

Na última quinta-feira, o maior foguete já projetado, o Starship, da empresa SpaceX, fez seu primeiro voo teste. Na ocasião, o projeto do bilionário Elon Musk, fundador da companhia, foi apenas parcialmente bem-sucedido, uma vez que a nave conseguiu decolar, mas explodiu poucos minutos depois.

Desta vez, a missão inicial da sonda Hokuto-R, um módulo de pouso com 2,3 metros de altura e uma tonelada (totalmente abastecido), marca uma nova era na exploração lunar, em que agências espaciais contratam companhias para levar cargas úteis à superfície. Caso ocorra algum contratempo, a empresa garante três locais de pouso alternativo, além de outras três datas: 26 de abril, 1 de maio e 3 de maio de 2023.

A bordo do módulo vai um pequeno rover dos Emirados Árabes Unidos, o Rashid, que tem dez quilos. Junto dele, um pequeno veículo japonês na forma de uma esfera, com massa de 250 gramas. Se o planejamento for executado sem entraves, eles descerão em algum ponto da cratera Atlas. A ispace já concluiu com sucesso oito das dez etapas para o voo.

Na etapa nove, está prevista a confirmação de um “pouso lunar bem-sucedido”. Já a décima e última etapa estará completa se houver comunicação e fornecimento de energia estáveis após o pouso. A missão teve início em 11 de dezembro do ano passado, quando foi lançada com um foguete da SpaceX.

Fonte: G1

Foto: Rádio Espacial FM

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: