17/01/2023 às 07:48h
Uma barragem na zona rural de Campina Verde, no Triângulo Mineiro, corre risco iminente de rompimento, e a represa terá que ser esvaziada e desfeita. Moradores de um assentamento próximo passaram a ser retirados pela prefeitura e áreas no entorno serão interditadas temporariamente.
Segundo o prefeito Helder Carneiro (Solidariedade), nos últimos meses, após notificação do Ministério Publico Federal (MPF) feito ao município, a barragem do Bicano foi objeto de estudo. O laudo feito por uma empresa de engenharia especializada em barragens apontou que a obra está em deterioração grave e que existe grau máximo de risco. O solo não oferece mais sustentação à barragem.
A represa fica no assentamento de Campo Belo, que foi construído há 40 anos, e a área é da União. O município foi responsável pela vistoria, e será de responsabilidade do Incra, por se tratar de local de reforma agrária, pagar os custos das obras.
Sendo assim, o município já deu andamento para a retirada das famílias e para interdição do local. A estrada que dá acesso ao assentamento também será fechada, mas com viabilização de rotas para outras fazendas na região.
A represa de Bicano será esvaziada, e não haverá como fazer reformas. O cuidado é evitar que as águas tomem a região ou causem estragos nesse procedimento. A execução do serviço vai durar 10 dias.
“Começamos nesta segunda. Comunicamos órgãos ambientais e temos autorização do Incra. Pedimos desculpa pelos transtornos, mas isso tudo é para preservar vidas”, disse o o prefeito Helder Carneiro.
Fonte: Estado de Minas
Foto: Divulgação/Prefeitura de Campina Verde
15/03/2023 - Venda nas farmácias de produtos à base de cannabis cresce 342,3%
15/03/2023 - Nenhuma aposta acerta a Mega-Sena e prêmio acumula em R$ 18 milhões
14/03/2023 - Autoridades e moradores cobram a desativação do Aeroporto Carlos Prates, em BH
14/03/2023 - Fies 2023: pré-selecionados na chamada única serão divulgados nesta terça
11/03/2023 - União vai compensar os estados em R$ 26,9 bilhões por ICMS de combustíveis