Nesta segunda-feira (19), a tarde será de “Super Lua Azul” . O fenômeno está previsto para acontecer às 15h25 e poderá ser visto de qualquer lugar do Brasil. No entanto, a melhor visualização será ao anoitecer.Ele acontece uma vez em cada dois anos quando a Lua Cheia atinge o ponto mais próximo da Terra.
Para uma visão mais privilegiada da Super Lua, binóculos e telescópios são indicados. Além disso, se afastar de luzes artificiais é recomendado por especialistas, devido à poluição nas cidades.
A lua cheia de Agosto é muitas vezes referida como a "Lua do esturjão", ou Super Lua Azul, apelidada pelas tribos algonquinas que viviam no que hoje é conhecido como o Nordeste dos EUA. O nome refere-se aos grandes peixes que eram mais facilmente capturados nesta altura do ano nos grandes lagos e outras massas de água.
A última vez que aconteceu este fenômeno foi em outubro de 2020 e agosto de 2021. Após esta segunda, a próxima está prevista para acontecer em maio de 2027, conforme publicação no timeanddate.com.
Com informações Hoje em DiaFoto: Espacial
28/04/2023 - Minas amplia vacinação contra meningite C até 30 de julho, mas precisa de mais doses
27/04/2023 - Nunes Marques pede vista, e julgamento sobre correção do FGTS é suspenso
27/04/2023 - Congresso cria CPMI para investigar atos golpistas de 8 de janeiro
26/04/2023 - Satélite de internet com maior capacidade do mundo deve ser lançado nesta quarta
26/04/2023 - Famílias de baixa renda comprometem mais da metade do salário apenas com alimentação
25/04/2023 - WhatsApp agora permite usar mesma conta em até quatro celulares
25/04/2023 - Preço do hortifrúti cai, mas varia até 411% nos sacolões de BH; veja lista
25/04/2023 - Primeiro pouso privado na Lua pode ser feito por japoneses nesta terça-feira; entenda