Moradores de 157 cidades mineiras devem devem reforçar a hidratação nesta quinta-feira (6). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta hoje para municípios que podem registrar índice de umidade relativa do ar entre 20% e 30%.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde humana. Para se ter uma ideia, no deserto do Saara, no Norte da África, a umidade varia de 14% a 20%.
Válido até 18h desta quinta, o comunicado alerta para risco de incêndios florestais e à saúde, como ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz. Com a atuação da massa de ar seco, a recomendação é que a população mantenha a hidratação regular.
O aviso também é válido para Belo Horizonte, que registrou o dia mais frio do ano hoje, quando os termômetros chegaram a 8,8ºC. De acordo com a Defesa Civil da capital, a marcação foi feita na na região da Pampulha, entre 6h e 7h. Já a menor sensação térmica foi 0,5ºC, e ocorreu na regional Oeste, quando temperatura mínima foi de 9,5. A umidade do ar fica em torno de 30%.
Previsão do tempo
A previsão para hoje é de céu claro a parcialmente nublado com geada em pontos isolados no Sul/Sudoeste e Campo das Vertentes. No Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Zona da Mata, céu parcialmente nublado a claro com névoa úmida ao amanhecer. Já no Norte, Noroeste, Central Mineira e Triangulo Mineiro/Alto Paranaíba, névoa seca à tarde. Demais regiões, céu claro a parcialmente nublado.
Para o período, confira orientações das autoridades:
Veja a lista de cidades mineiras sob alerta:
Fonte: Hoje em Dia
Foto: Rádio Espacial FM
08/02/2023 - Número de mortos em terremoto na Turquia e Síria já passa de 11 mil
08/02/2023 - Ministério denuncia aparelhamento político na saúde indígena em RR
08/02/2023 - Enfermeiros marcam paralisação em Minas para reivindicar piso da categoria
08/02/2023 - Petrobras anuncia redução de R$ 0,40 no preço do diesel
06/02/2023 - Terremoto de magnitude 7,8 mata mais de 1,5 mil pessoas na Turquia e Síria