20/01/2025 às 08:47h
O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, volta nesta segunda-feira (20) a ocupar a Casa Branca, sede da Presidência dos Estados Unidos, em uma cerimônia de posse que promete marcar o início de um novo capítulo na política americana.
O evento ocorrerá no Capitólio, em Washington D.C., a partir das 8h (horário do Brasil) com uma série de protocolos tradicionais, além de manifestações de apoio de aliados e protestos de opositores. As apresentações musicais previstas para as 11h30 e o juramento às 14h serão transmitidos ao vivo para todo o mundo. Diversas autoridades internacionais estarão presentes para testemunhar a retomada ao cargo do ex-presidente, derrotado em 2024 por Joe Biden, a quem agora ele sucede.
O Brasil será oficialmente representado pela embaixadora do país nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti. A diplomata e economista é mineira, nascida em Belo Horizonte e a primeira mulher do país a chefiar a embaixada brasileira em solo norte-americano.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá. A ausência é normal, já que, historicamente, por questões de segurança, os governantes não são convidados. De acordo com a Agência Reuters, no entanto, Trump teria quebrado precedentes e convidado vários líderes estrangeiros para a cerimônia.
Com o passaporte apreendido pela Justiça, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), apoiador de Trump, não pôde deixar o Brasil. Diante disso e da ausência do presidente brasileiro, a cerimônia atraiu um número considerável de parlamentares da direita brasileira, dispostos a surfar na onda do evento.
Uma comitiva formada por mais de 15 deputados e um senador voou para os Estados Unidos para ver Trump ser empossado e até chegaram a se encontrar com o estrategista político e conselheiro do presidente eleito, Steve Bannon. Entre eles estão os deputados federais Bia Kicis (PL-DF); Eduardo Bolsonaro (PL-SP); Marcel Van Hattem (Novo-RS); Silvia Waiãpi (PL-AP); e o senador Jorge Seif (PL-SC).
A expectativa é que o discurso de Trump aborde questões como economia, segurança nacional, imigração e políticas exteriores, temas centrais de seu primeiro mandato.
Com informações O TempoFoto: Redes Sociais
11/01/2023 - Justiça determina prisão preventiva de pai e madrasta de menino que morreu em BH
11/01/2023 - Homem com faca deixa seis pessoas feridas em estação de trem de Paris
10/01/2023 - Casal de idosos morre após deslizamento de talude no Sul de Minas
10/01/2023 - Petrobras anuncia redução de 11,1% no preço do gás natural para distribuidoras
09/01/2023 - Bolsonaro é internado em hospital dos Estados Unidos, diz colunista
09/01/2023 - Zema anuncia reforço no policiamento de prédios públicos e de veículos de imprensa
09/01/2023 - Acampamentos bolsonaristas começam a ser desmobilizados; confira a situação nos estados
08/01/2023 - Manifestantes invadem a Esplanada dos Ministérios em Brasília