06/02/2025 às 09:02h
A partir deste ano, a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai adotar um processo seletivo seriado, avaliação que funcionará em paralelo ao atual ingresso por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na prática, os candidatos farão três provas em três anos, relativos a cada uma das séries do Ensino Médio. A partir de 2028, 30% dos alunos terão sido aprovados pelo novo modelo.
A avaliação seriada foi aprovada na última semana pelo Conselho Universitário. Reuniões e debates sobre o tema foram feitos de maio de 2023 a janeiro de 2025. Segundo a universidade, o modelo de seleção já é utilizado por mais de 20 universidades no Brasil, cinco delas em Minas.
O ciclo seriado seguirá as regras de cotas garantidas por lei e será aberto a estudantes que estejam cursando o Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Haverá possiblidade de isenção (parcial ou integral) do pagamento da taxa de inscrição para candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Com informações Hoje em Dia01/02/2023 - Sobe para 22 número de mortos durante período chuvoso em Minas
01/02/2023 - Congresso empossa nesta quarta 513 deputados e 27 senadores
31/01/2023 - CNH: tirar carteira de motorista fica mais caro em Minas a partir desta quarta (1º)
31/01/2023 - Micro e pequenas empresas têm até esta terça para aderir ao Simples Nacional
31/01/2023 - Aeronáutica vai controlar espaço aéreo da terra Yanomami para combater garimpo ilegal
30/01/2023 - Acidente com ônibus de time de futebol deixa ao menos quatro mortos na BR-116