A mineradora Vale identificou uma irregularidade no dreno da barragem Forquilha III em Ouro Preto, região central de Minas Gerais. A estrutura está em nível 3 de emergência, o mais alto desde 2019.
Os comitês da bacia hidrográfica do Rio Paraopeba e do Rio das Velhas externaram preocupação com o risco de rompimento da barragem, que atingiria diretamente esses cursos fluviais que são fundamentais para o ecossistema de Minas Gerais.
A Agência Nacional de Mineração informou, por meio de nota, que acompanha a execução do plano de ação elaborado pela Vale para tratamento da anomalia na barragem por meio de relatórios técnicos diários, encaminhados pela empresa.
Está prevista para está sexta-feira (5) uma fiscalização da Vale, quando a mineradora deve realizar uma intervenção para tratamento da anomalia.
Na próxima segunda (8) e terça-feira (9), a Agência Nacional de Mineração, juntamente a outros órgãos públicos, vai até a mina de fábrica para verificar os resultados.
O governo de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e da Fundação Estadual do Meio Ambiente, informou que acompanha de perto a situação da barragem de Forquilha III. As autoridades realizaram, desde o dia 21 de março, duas fiscalizações na região.
Por meio de comunicado oficial, o governo de Minas informou que mantém contato com a Vale, uma auditoria independente e as Defesas Civis municipais da região.
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) enviou recomendação para a Vale S/A manter os órgãos fiscalizadores informados sobre a segurança da Barragem Forquilha III e outras estruturas na Mina de Fábrica, em Ouro Preto.
Além disso, o MPMG pede que a Vale forneça informações precisas e acessíveis à população sobre os riscos envolvidos.
Veja nota do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas na íntegra:
“O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) vem a público externar a sua profunda preocupação com a estabilidade da barragem Forquilha III, na Mina de Fábrica, em Ouro Preto, da mineradora Vale. Uma anomalia em um dreno da estrutura foi identificada ainda no dia 15 de março, vindo somente ontem (04) a público.
Mesmo com representação da mineradora no Plenário do Comitê, Câmaras Técnicas e Subcomitês, o CBH Rio das Velhas foi surpreendido com a informação sobre a anomalia de maneira informal. Assim, de pronto, o Comitê solicitou em caráter de urgência – à Vale e à FEAM (Fundação Estadual de Meio Ambiente) – esclarecimentos e informações sobre o fato ocorrido e a situação da barragem, de modo que sejam esclarecidos os riscos em relação à estrutura, as causas, impactos e possíveis danos causados nos cursos d’água a jusante, bem como as medidas de contenção, reparação e mitigação que foram e estão sendo adotadas pela empresa.
Este incidente nos causa grande preocupação, não só quanto aos possíveis impactos na sub-bacia do rio Itabirito, importante afluente do Rio das Velhas, como no restante do curso d’água e sua bacia hidrográfica, em especial em relação à captação da Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) na Estação Bela Fama, em Nova Lima – em caso de algum eventual rompimento de barragem.
Lembramos que esta captação no Rio das Velhas ocorre a fio d’água, sem reservação e que, portanto, qualquer incidente seria devastador e com impactos catastróficos à segurança hídrica de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).”
Com informações Itatiaia
15/02/2023 - Câncer é primeira causa de morte por doença em crianças
15/02/2023 - Entrega da Declaração do Imposto de Renda começa no dia 15 de março
14/02/2023 - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
14/02/2023 - Inscrições para o Sisu 2023 começam na quinta-feira
14/02/2023 - Fazenda finaliza proposta para correção da tabela do Imposto de Renda
14/02/2023 - Trabalhadores da saúde cruzam os braços por tempo indeterminado em Minas
13/02/2023 - Governador assina ordem de início das obras do Hospital Regional de Divinópolis
13/02/2023 - Anvisa proíbe venda de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos
13/02/2023 - Salário mínimo deve ter novo reajuste no dia 1º maio