06/01/2023 às 08:24h
A rede de saúde integrada Dasa informou nesta quinta-feira (5) ter identificado o primeiro caso no Brasil da subvariante XBB.1.5 da Ômicron. O caso foi identificado em amostra de uma paciente de Indaiatuba, no interior de São Paulo. A amostra teria sido coletada em novembro do ano passado.
Segundo a Dasa, o caso já foi comunicado ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, e a amostra se encontra no Gisaid, o repositório mundial de sequenciamento dos vírus Influenza e coronavírus.
A epidemiologista-chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Maria Van Kerkhove, informou que a subvariante XBB.1.5 é a versão mais transmissível da Covid-19 identificada no mundo até agora.
Ainda conforme a especialista, essa subvariante já foi identificada em 29 países e pode estar circulando em outros locais sem ter sido detectada. "Esperamos mais ondas de infecção em todo o mundo, mas isso não precisa se traduzir em mais ondas de morte porque nossas contramedidas continuam funcionando", disse Maria Van Kerkhove.
Especialistas brasileiros têm demonstrado preocupação com a chegada dessa subvariante que, além de mais transmissível, parece também escapar parcialmente das defesas, embora, até este momento, não haja indicação de que provoque doença mais grave do que as demais cepas originárias da Ômicron.
Eles recomendam que a população continue a usar máscaras de proteção e complete o esquema vacinal contra a Covid-19, que protege principalmente contra formas graves da doença.
A Agência Brasil procurou o Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo para obter mais informações sobre a identificação deste caso em Indaiatuba, mas, até o momento, não obteve retorno.
Fonte: Hoje em DiaFoto: Divulgação / Rádio Espacial FM
03/01/2023 - Menino de 10 anos acerta números da Mega da Virada, mas mãe não faz o jogo
02/01/2023 - Rodovias mineiras tem quatro pontos de interdição devido às chuvas; confira
02/01/2023 - Começa o velório de Pelé; súditos entram na Vila para se despedir do Rei
02/01/2023 - FGTS pode ser usado para quitar até 6 parcelas da casa própria a partir desta 2ª
02/01/2023 - Velório de Bento 16 começa no Vaticano; fiéis tem até quarta para se despedir
02/01/2023 - Defesa Civil emite alerta de risco geológico para BH válido até esta segunda