Capa da Página O que acontece se o IPVA 2024 não for pago? - Economia - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Economia

18/10/2024 às 07:29h

O que acontece se o IPVA 2024 não for pago?

Facebook

O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação que donos de carro, moto, ônibus, caminhão, dentre outros, devem pagar todos os anos. O valor desse tributo varia conforme a alíquota de cada Estado (que pode variar de 1% a 6%) e o valor do veículo na tabela FIPE.

A falta de pagamento do IPVA pode levar a complicações financeiras e problemas com a fiscalização de trânsito. Caso o veículo seja parado em uma blitz policial, o motorista poderá ter um problema tanto no bolso, quanto em sua carteira de motorista.

Com a definição das datas para exigência Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), cujo vencimento começou em agosto e se encerra no próximo dia 31 de outubro, motoristas de Minas que se encontram inadimplentes com o IPVA 2024 têm a oportunidade de fazer o parcelamento do débito em até 12 vezes.

parcelamento do IPVA 2024 pode ser simulado e contratado diretamente pela internet, no site da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-MG), escolhendo a opção "IPVA" no menu de acesso rápido da página inicial e, na página interna, clicando em "Parcelamento". 

O valor de multa e juros pelo atraso é calculado automaticamente. É preciso observar que o valor mínimo das parcelas deve ser de R$ 200. Ou seja, débitos inferiores a R$ 400 não poderão ser parcelados.

“O IPVA atrasado por si só não acarreta multa de trânsito, e sim em juros no valor do pagamento, deixando o valor mais caro a cada dia de atraso. Além disso, o pagamento do IPVA é obrigatório para fazer o licenciamento do carro, e circular sem esse documento em dia constitui uma infração gravíssima, sujeita a multa e perda de pontos na CNH” explica Adalberto Da Pieve, CMO da fintech Zapay.

A multa por atraso no pagamento do IPVA varia de Estado para Estado. Em Minas, por exemplo, é feito o acréscimo de 0,3% no valor a ser pago, por cada dia de atraso, quando o pagamento ocorrer até o 30º dia do vencimento, ou de 20% de multa a partir do 31º dia, além da cobrança dos juros de mora mensais, baseados na taxa Selic.

Com informações O Tempo 

Foto: Espacial fm 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: