Capa da Página CBF afasta equipe do VAR da partida entre Corinthians e Grêmio - Esporte - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Esporte

20/09/2023 às 09:55h

CBF afasta equipe do VAR da partida entre Corinthians e Grêmio

Facebook

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu afastar a equipe do VAR envolvida na partida entre Corinthians e Grêmio disputada nessa segunda-feira (18) e avalia uma possível repreensão ao árbitro principal, Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO). A punição é em relação ao pênalti não marcado a favor do time gaúcho aos 49 minutos do segundo tempo.

Péricles Bassols, gerente técnico do VAR, analisou o lance no qual o cruzamento de Ferreira dentro da área é interceptado por Yuri Alberto com o braço.

“Aos 49 minutos da segunda etapa, o atleta número 9 da equipe de branco e preto (Yuri Alberto), em ação de bloqueio, com o braço em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal, intercepta um cruzamento à área. O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação”, afirmou Bassols.

Porém, na análise do VAR, o árbitro de vídeo Emerson de Almeida Ferreira considera que o jogador do Corinthians está "recolhendo o braço".

“O jogador mesmo estando nessa posição, acho que ele está natural para essa disputa de bola, para defesa, não está com a intenção de bloquear. Para mim ele não está com a intenção de bloquear, ele está com a intenção de disputar a bola. É diferente de bloqueio. Ele está recolhendo o braço. Ele não está indo com o braço na direção da bola. Ele está recolhendo. Wilton, lance checado, ok. Pode jogar, o jogador está recolhendo o braço, está em posição de disputa e a bola vai na direção do seu braço”, disse Emerson.

O assistente de VAR Michel Patrick Costa Guimarães chega a questionar o colega sobre a decisão, mas Emerson mantém a posição.

“Você não acha que está muito aberto, não? Que essa bola passaria se ela não bate no braço?”,  perguntou Patrick.

Alberto Guerra, presidente do Grêmio e o técnico Renato Portaluppi reclamaram bastante após a partida e pediram explicações da entidade que acabou culminando na suspensão dos árbitro

Informações: Hoje em Dia
Foto: Rádio Espacial FM

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: