13/03/2023 às 09:40h
O Cruzeiro tem uma missão difícil contra o América na semifinal do Campeonato Mineiro. A Raposa perdeu no último sábado (11/3) por 2 a 0 em casa, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela ida, e agora precisa vencer por três gols de diferença para avançar à final. O time celeste precisará de um feito inédito no Independência, no domingo.
Desde 2004, quando o Campeonato Mineiro passou a contar com fase classificatória seguida de mata-matas, nenhum time inverteu vantagem de pelo menos dois gols colocada num primeiro jogo de semifinal.
Foram 13 ocasiões em que uma equipe colocou pelo menos dois gols à frente no jogo de ida. Em todas elas, o time avançou à final do Mineiro.
A primeira ocorreu no ano de 2004. O Atlético venceu a Caldense por 3 a 0 no jogo de ida e, na volta, bateu a Veterana novamente, agora por 3 a 1, para chegar à final. Naquele ano, contudo, o Galo foi vice-campeão mineiro, ao perder para o Cruzeiro na decisão.
Em 2022, o Cruzeiro viveu a situação inversa à atual, ao colocar a vantagem de pelo menos dois gols de frente na semi.A Raposa bateu o Athletic por 2 a 0 na ida e, na volta, fez 2 a 1 para chegar à final. O time cruzeirense foi vice-campeão, ao ser derrotado pelo Atlético na decisão do ano passado.
A situação do Cruzeiro é ainda mais delicada porque o América tem uma vantagem pelo regulamento, por conta da campanha na fase de grupos.
Caso haja empate no saldo de gols ao fim do confronto semifinal, o América avança à final. O vencedor duela com Atlético ou Athletic na decisão do Mineiro.
A volta do confronto semifinal entre Cruzeiro e América no próximo fim de semana, no Independência, em Belo Horizonte, com mando americano. Ainda haverá definição de data e horário.
Histórico: vantagens de pelo menos dois gols na ida da semi do Mineiro