17/11/2023 às 10:42h
O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu as punições para Cruzeiro e Coritiba nesta quinta-feira (16) pelos ocorridos no Estádio Vila Capanema, quando torcedores do time mineiro e do Coxa invadiram o gramado e iniciaram uma briga generalizada. As duas equipes terão que jogar com portões fechados e não poderão vender ingressos até a decisão do primeiro julgamento.
Além dos jogos como mandante, o Cruzeiro também não poderá ter torcida como visitante. A decisão foi tomada pelo presidente do STJD, José Perdiz, que deferiu parcialmente os pedidos liminares da Procuradoria no processo que envolve o time mineiro e o Coritiba.
O presidente determinou que ambas as equipes mandem seus jogos com portões fechados e percam a carga de ingressos nos jogos como visitantes até o julgamento do processo em primeira instância no STJD.
"Defiro, parcialmente, os pedidos liminares da Procuradoria, para determinar que os próximos jogos cujos mandos de campo sejam do Coritiba/SAF, bem como aqueles que sejam do Cruzeiro/SAF, válidos pelo Campeonato Brasileiro Série A 2023, ocorram com os portões fechados (artigo 175, §2º do CBJD c/c artigo 79 do RGC), suspendendo, outrossim, o direito de ambas as agremiações de adquirirem para suas respectivas torcidas, carga de ingressos de visitante, até o julgamento da futura denúncia a ser protocolada pela Procuradoria por uma das comissões disciplinares do STJD", trecho do despacho divulgado pelo STJD.
Com essa decisão, por enquanto o Cruzeiro não poderá contar com sua torcida nos seis jogos restantes do Brasileirão, tanto como mandante quanto jogando fora de casa. No Mineirão, a Raposa ainda enfrenta Vasco (22/11), Athletico-PR (30/11) e Palmeiras (6/12). Como visitante, o time celeste encara Fortaleza, Goiás e Botafogo.
No pedido, o presidente também decretou o afastamento imediato das torcidas organizadas Máfia Azul e Pavilhão Independente, do Cruzeiro, e de duas torcidas do Coritiba: a Império Alviverde e a Mancha Alviverde.
Além disso, Perdiz indeferiu o pedido de interdição da Vila Capanema, estádio em que a partida foi disputada. É importante destacar que o Coritiba não joga no local como mandante, mas sim no Couto Pereira, que recebeu um show no mesmo dia do duelo contra o Cruzeiro.
Cruzeiro promete agir na justiça
Em nota oficial emitida na noite desta quinta-feira (16), o Cruzeiro informou estar acompanhando atentamente e ciente do caso.
"De qualquer forma, estamos analisando atentamente todos os detalhes, para tomar as decisões jurídicas cabíveis e adequadas ao presente caso", diz o clube no comunicado.
Informações: Jornal Hoje em DiaFoto: Espacial FM
07/12/2023 - Cruzeiro busca empate com Palmeiras e se garante na Sul-Americana de 2024
05/12/2023 - Conmebol anuncia os 14 estádios da Copa América de 2024
04/12/2023 - Cruzeiro fica no empate com o Botafogo, mas se garante na elite com ajuda do América
01/12/2023 - Probabilidade do Atlético ser campeão aumenta após término da rodada; confira
01/12/2023 - Cruzeiro: qual a matemática para evitar a queda nos dois últimos jogos?
29/11/2023 - Cruzeiro vai jogar 'decisão' contra Athlético-PR com torcida no Mineirão