30/10/2024 às 22:58h
O Cruzeiro venceu o Lanús-ARG por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (30), no estádio La Fortaleza, em Lanús, na Argentina, e confirmou a sua classificação à final da Copa Sul-Americana. Na partida de ida da semifinal, os dois clubes haviam empatado por 1 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte.
O gol marcado por Kaio Jorge garantiu a equipe celeste pela primeira vez em uma decisão de Sul-Americana.
O jogo no acanhado estádio La Fortaleza foi de tempos distintos. O time da casa deu as cartas no primeiro tempo com maior volume de jogo: teve gol anulado e obrigou Cássio a fazer grandes defesas.
Aos 46 minutos da primeira etapa, Kaio Jorge aliviou o time celeste. O atacante aproveitou rebote de finalização de Veron e abriu o placar.
No segundo tempo, o Cruzeiro conseguiu controlar a partida. Com mais posse de bola, o time conseguiu defender melhor a área e ainda levar perigo ao goleiro Losada.
A grande final da Copa Sul-Americana será disputada no dia 23 de novembro, sábado, ainda sem horário definido. A decisão do título será no Estádio General Pablo Rojas, em Assunção, no Paraguai.
O Cruzeiro espera pela definição do adversário que sairá do duelo entre Corinthians e Racing, nesta quinta-feira (31), a partir das 21h30 (de Brasília), no estádio El Cilindro, em Avellaneda, na Grande Buenos Aires, na Argentina.
Próximos jogos
Agora, o Cruzeiro volta o seu foco ao Campeonato Brasileiro. O time de Fernando Diniz enfrentará o Flamengo na próxima quarta-feira (6), às 21h (de Brasília), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida será no Independência, uma vez que o Mineirão estará indisponível por causa do show internacional do artista pop Bruno Mars.
O Lanús receberá o Boca Juniors neste domingo (3), no estádio La Fortaleza, às 19h30 (de Brasília), pela 20ª rodada do Campeonato Argentino.
Briga na arquibancada
Quando o relógio marcava 16 minutos do primeiro tempo, uma briga generalizada teve início na arquibancada onde fica a organizada do Lanús. A confusão foi grande, com corre-corre e empurra-empurra. Chutes e socos foram observados pela reportagem no estádio La Fortaleza.
Homenagem a Polaco
Nas arquibancadas do estádio La Fortaleza, a torcida do Lanús estendeu faixas e homenageou o ex-dirigente do clube, Marcelo Alejandro Radigoz, de 55 anos, que morreu de infarto em Belo Horizonte, no jogo de ida contra o Cruzeiro.
Conhecido como Polaco, Radigoz sofreu um infarto nos arredores do Ginásio Mineirinho, onde a torcida visitante estava concentrada antes da partida, no dia 23 de outubro. O ex-dirigente chegou a ser encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento no bairro Santa Terezinha, a 4,8km de distância do Mineirão, mas não resistiu.
Lanús pressiona
O primeiro tempo foi muito movimentado, com lances importantes para ambos os times. Apesar de o Cruzeiro conseguir certo controle do jogo, era o Lanús que tinha mais oportunidades.
O time da casa até abriu o placar aos quatro minutos, mas teve o gol invalidado por impedimento de Marcelino Moreno. O camisa 10 faria um golaço de cobertura, não fosse o “bandeira”.
Cássio brilha
Cáceres, do Lanús, finalizou e ‘tirou tinta’ da trave de Cássio, aos 16 minutos. Aos 30, Boggio ficou cara a cara com o camisa 1 e parou no arqueiro celeste. O Lanús ainda acertou a trave num chutaço de Marcelino Moreno no travessão.
Cruzeiro melhora e marca
O Cruzeiro cresceu no fim do primeiro tempo e acertou a trave com Veron, aos 42 minutos. Aos 46, Veron foi lançado na área e tentou encobrir o goleiro Losada, sem sucesso. No rebote, Kaio Jorge precisou finalizar duas vezes para abrir o placar para o Cruzeiro.: 1 a 0.
Recomeço morno
As equipes voltaram ao segundo tempo sem querer arriscar. O Cruzeiro, com a vantagem no placar, mantinha a posse de bola e procurava por espaços para atacar.
O Lanús, que precisava de ao menos um gol, tentava impor uma pressão ao time visitante. Os argentinos subiram a marcação para tentar incomodar o Cruzeiro, mas sem sucesso.
Cruzeiro controla
A vantagem no placar deu tranquilidade ao Cruzeiro. A equipe celeste, diferentemente do primeiro tempo, conseguia segurar a posse de bola e levar perigo em alguns ataques. Matheus Pereira perdeu boa chance aos 19 minutos.
Tensão nos minutos finais
O jogo ficou ‘emperrado’ na reta final. O Lanús seguia sem conseguir quebrar o sistema defensivo do Cruzeiro. O time mineiro controlava a vantagem e tentava ter mais a posse de bola, cavar faltas e manter a liderança no placar. No fim o Lanús acertou a trave e assustou o Cruzeiro.
Lanús-ARG 0 x 1 Cruzeiro
Fonte: Radio Itatiaia
Foto: Monatagem / Rádio Espacial FM
15/05/2023 - Cruzeiro goleia o América e, de quebra, acaba com jejum de sete jogos e volta para o G4
15/05/2023 - Embalado, Galo vence o Internacional e dorme em 4º do Brasileirão
15/05/2023 - Para Éder, chegou a hora do América ‘mudar a mentalidade e saber que o nível aumentou’
11/05/2023 - Atlético se recupera de derrota, goleia o Cuiabá e ganha moral no Brasileirão
11/05/2023 - Em grande duelo, Cruzeiro joga bem, mas é derrotado pelo Flu na sua volta ao Mineirão
11/05/2023 - América sai na frente, toma virada, empata no fim e sai de Bragança com seu 1º ponto
10/05/2023 - Lemos desfalca o Atlético-MG: os possíveis substitutos e o que muda no time
10/05/2023 - Cruzeiro x Fluminense: prováveis escalações, arbitragem e onde assistir
09/05/2023 - Pará de Minas fecha importante parceria esportiva com a França
08/05/2023 - América-MG faz gol contra, tem goleiro expulso e leva virada do Cuiabá