13/01/2025 às 08:55h
O técnico Cuca será oficialmente apresentado como novo treinador do Atlético nesta segunda-feira (13), às 9h, na Cidade do Galo. Iniciando sua quarta passagem pelo clube mineiro, ele carrega a missão de recolocar a equipe no caminho das vitórias e dos títulos em 2025.
Com trabalhos iniciados na última semana, Cuca retorna ao comando do Atlético em um momento de reestruturação, bem diferente do elenco campeão de 2021, que sob sua liderança conquistou o Campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil.
O atual grupo é uma mescla de jovens promessas, como o atacante Alisson e o zagueiro Rômulo, e jogadores experientes, como Hulk, Junior Alonso, Everson e Guilherme Arana somado a reforços pontuais, cujos nomes ainda são um mistério para a torcida.
A saída do atacante Paulinho, principal parceiro de Hulk no ataque, e o iminente adeus de Zaracho e Battaglia, combinado à chegada de poucos reforços até o momento têm gerado cobranças dentro e fora do clube.
Entre as contratações recentes, destacam-se os meias Gabriel Menino e Patrick, vindos do Palmeiras como parte da negociação do ex-camisa 10 do Atlético, artilheiro do Brasileirão em 2023.
Cuca terá à disposição nomes como Gustavo Scarpa e Bernard, este último uma revelação de 2013 sob a própria gestão de Cuca, quando o clube venceu a Libertadores. Ainda assim, a diretoria enfrenta pressão para buscar mais reforços.
“A gente vê que os adversários estão se reforçando muito, e a gente também tem que ir ao mercado fortalecer o nosso grupo ainda mais. Tenho certeza que as pessoas responsáveis – a diretoria – já estão à frente disso, trabalhando para buscar mais jogadores com qualidade dentro e fora de campo para fortalecer a gente ainda mais”, destacou Hulk, ídolo da torcida.
Apesar de sua relevância histórica no clube, Cuca encara certa desconfiança da torcida após uma passagem irregular pelo Galo em 2022.
Naquele ano, ele assumiu o time em julho e, em apenas quatro meses, teve dificuldade para classificar o Atlético à Pré-Libertadores, registrando 7 vitórias, 7 empates e 7 derrotas em 21 jogos.
Com um retrospecto geral de 244 jogos pelo clube, somando 134 vitórias, 55 empates e 55 derrotas (aproveitamento de 62,4%), o técnico terá que demonstrar que pode repetir o sucesso de suas melhores campanhas no Atlético.
Desde o fim da temporada passada, a torcida atleticana tem manifestado frustração com a falta de contratações impactantes. Enquanto os rivais se reforçam, o Atlético ainda busca soluções para tornar o elenco mais competitivo.
Com a experiência de quem conhece o clube profundamente e a confiança de liderar uma equipe com talentos consolidados e emergentes, Cuca tem pela frente o desafio de provar, mais uma vez, que pode levar o Galo de volta ao topo.
Foto: Espacial FM
08/11/2024 - Brasileirão: Diniz tem apenas uma vitória em 16 jogos à frente de Cruzeiro e Fluminense
08/11/2024 - Milito projeta final da Copa do Brasil e minimiza feito inédito caso conquiste título
06/11/2024 - Flamengo virá desfalcado para encarar o Cruzeiro em jogo decisivo do Brasileirão
06/11/2024 - Galo reserva encara o virtual rebaixado Dragão, em Goiás; veja prováveis escalações
01/11/2024 - Racing vira sobre o Corinthians e enfrentará o Cruzeiro na final da Sul-Americana
30/10/2024 - Cruzeiro vence Lanús com brilho de Cássio e Kaio Jorge e vai à final da Sul-Americana
30/10/2024 - Everson brilha, Atlético empata com River Plate e chega à final da Libertadores 2024
29/10/2024 - Bola de Ouro 2024: Rodri vence Vini Jr, e Brasil mantém jejum em premiação
28/10/2024 - Portuguesa vence o Grêmio e conquista título inédito do Campeonato Sicoob