13/03/2023 às 09:43h
De olho na Copa Libertadores, o Atlético poupou titulares neste domingo (12/3) e perdeu por 1 a 0 para o Athletic, na partida de ida da semifinal do Campeonato Mineiro. Jonathan, de pênalti, marcou o único gol no Estádio Joaquim Portugal, em São João del-Rei.
Os dois principais lances da partida, aliás, foram em penalidades contestáveis assinaladas pela arbitragem. No primeiro tempo, os donos da casa aproveitaram e marcaram. Na segunda etapa, Hulk - que entrou no decorrer do jogo - chutou na trave.
Foi a primeira derrota do Atlético em 2023. Sob o comando do técnico Eduardo Coudet, o time tem sete vitórias, quatro empates e este revés na semi estadual.
A partida de volta será no Independência, em Belo Horizonte, no sábado (18/3), às 16h30.
Com o resultado, o Athletic joga por dois resultados no segundo jogo: vitória ou empate. Ao Galo, qualquer triunfo serve.
Antes, o Atlético tem uma decisão pela terceira fase da Copa Libertadores. O time alvinegro recebe o Millonarios nesta quarta-feira (15/3), às 21h30, no Mineirão, pela partida de volta da terceira fase.
O jogo de ida terminou empatado por 1 a 1, na Colômbia. Dessa forma, a equipe que vencer em BH avança aos grupos. Nova igualdade por qualquer placar leva a decisão para os pênaltis.
Antes da partida, o Athletic recebeu o troféu pelo título do interior, dado ao time de fora de Belo Horizonte com a melhor campanha no Estadual.
2º tempo
De olho na Libertadores, o técnico Eduardo Coudet escalou um Atlético quase todo reserva. O único titular absoluto a ir a campo desde o início foi o goleiro Everson. Com muitas mexidas, a equipe tentou encontrar rotas de ataque para furar o bloqueio rival, mas insistia muito pelo meio.
Ao longo do primeiro tempo, o Galo teve maior posse da bola (62%), trocou mais passes (226 a 84) e finalizou mais (oito a seis). Jogou bem, mas foi menos eficiente. Do lado contrário, encarou uma equipe que impôs desde o início a rotação máxima.
O Athletic brigou intensamente por cada bola e, por vezes, chegou até a flertar com cartões. Mas a alta voltagem deu resultado. Minutos depois de acertar uma bola na trave, os donos da casa tiveram um pênalti a favor.
Já nos acréscimos, a bola bateu no braço recolhido de Réver. A arbitragem assinalou a penalidade, com auxílio do VAR e sob protestos do Atlético. Na cobrança, Jonathan venceu Everson e abriu o placar: 1 a 0.
2º tempo
O Atlético se viu dominado pelo Athletic na volta para o segundo tempo. Embora não conseguisse levar tanto perigo ao gol adversário, o time da casa manteve a bola no campo de ataque e aparentava estar confortável com a dinâmica do jogo nos primeiros minutos.
Diante desse cenário, Coudet optou por colocar dois titulares em campo: Hulk e Paulinho entraram nas vagas de Vargas e Sasha. Na criação, Hyoran substituiu Pedrinho. Aos poucos, o Atlético até conseguiu ter mais a bola, mas não criou tantas chances num segundo tempo muito faltoso.
O Galo ainda tinha dificuldades quando, aos 29 minutos, a arbitragem marcou pênalti - também muito questionado - após a bola bater no braço de Douglas Silva. Na cobrança, Hulk acertou a trave.
Dali em diante, o Atlético pouco conseguiu criar. O jogo lento e com muitas paralisações seguiu até o fim. Melhor para o Athletic, que festejou muito a vitória e aumentou a esperança de uma histórica vaga na final contra América ou Cruzeiro.
ATHLETIC 1 X 0 ATLÉTICO
Fonte: Super Esportes
Foto: Rádio Espacial FM / Montagem
25/03/2024 - Atlético completa 116 anos em uma nova era na história do clube
20/03/2024 - Daniel Alves tem liberdade autorizada pela Justiça sob fiança
11/03/2024 - FMF define datas de América x Atlético e Cruzeiro x Tombense
04/03/2024 - 2ª edição do “GRAND TOUR 262” já tem data marcada em Pará de Minas
04/03/2024 - Confira as partidas da semi do Campeonato Mineiro
28/02/2024 - Secretaria de Esportes divulga data da Vira Esportiva 2024
26/02/2024 - Ainda pode ter Atlético x Cruzeiro na semifinal do Mineiro? Entenda