28/08/2023 às 08:06h
Em jogo tenso na tarde deste domingo (27) no Independência, o América venceu na base da raça o São Paulo, por 2 a 1, com gols de Mastriani e Varanda, nos minutos finais, iniciando assim a reação no Brasileirão.
Autor do primeiro tento, Mastriani foi expulso no segundo tempo deixando o confronto em aberto, quando o placar ainda estava um a zero para o Coelho.
Com o resultado, o time alviverde chegou aos 13 pontos na tabela, ficando a oito do primeiro fora da zona de rebaixamento, o Bahia, com um jogo a menos. Na próxima rodada, o América recebe o Santos, no mesmo palco, domingo (3), às 18h30, em briga direta da zona da degola, já que o Peixe, que perdeu na rodada para o Atlético na estreia da Arena MRV, é a equipe que abre a zona, com 21 pontos.
O jogo
Nos primeiros dez minutos de jogo o América mostrou força e vontade para sair da situação incômoda que está no Brasileirão. A primeira boa chance veio com Danilo Avelar cabeceando firme e obrigando Rafael a voar no ângulo direito e salvar o primeiro gol americano. Em seguida, os erros nos arremates finais foram o que atrapalharam o time a balançar as redes.
O São Paulo só foi chegar com perigo aos 30 minutos após boa jogada de Nathan e Wellington Rato, mas Cavichioli foi mais ágil e conseguiu evitar a conclusão da jogada de Rato. Na reta final da primeira etapa, os times melhoraram a marcação e passaram a criar poucas jogadas que pudessem levar perigo.
Na volta do intervalo, o São Paulo voltou um pouco melhor, mas foi o Coelho que, aos 15 minutos chegou ao gol. Em bela trama realizada pela direita, Rodriguinho tocou para Felipe Azevedo que cruzou rasteiro para a grande área. Por lá estava o artilheiro Mastriani, que só teve o trabalho de desviar a bola para o fundo do gol.
A situação estava controlada pelo Coelho até que, aos 26 minutos, Mastriani cometeu uma falta dura, por trás, em Wellington e acabou sendo expulso de campo.
Tendo um a mais em campo, o São Paulo passou a pressionar mais. E deu certo. Aos 33, o árbitro assinalou penalidade máxima para o Tricolor após Iago Maidana derrubar Carelli na grande área.
Na cobrança, Alexandre Pato bateu firme, Cavichioli fez a defesa parcial, deixando a bola viva à frente do atacante que mandou para o fundo das redes, empatando a partida. A tensão foi tomando conta da partida.
Com o empate, o Coelho voltou a apresentar erros comuns na temporada e permitindo que o adversário pudesse virar o marcador. Porém, aos 44 minutos, Daniel Borges, que havia entrado no lugar de Lucas Kal, fez bela jogada na lateral direita, ganhou a linha de fundo e cruzou rasteiro para a grande área.
Lá estavam Juninho e Rodrigo Varanda, que foi acionado para a vaga de Felipe Azevedo. O meia ajeitou para o atacante encher o pé e colocar o Coelho novamente à frente do placar. Daí em diante o time conseguiu segurar o ímpeto paulista, conseguindo confirmar a vitória que veio na raça.
FICHA TÉCNICA
AMÉRICA 2X1 SÃO PAULO
30/10/2024 - Everson brilha, Atlético empata com River Plate e chega à final da Libertadores 2024
29/10/2024 - Bola de Ouro 2024: Rodri vence Vini Jr, e Brasil mantém jejum em premiação
28/10/2024 - Portuguesa vence o Grêmio e conquista título inédito do Campeonato Sicoob
28/10/2024 - América recebe o Sport com ‘fio de esperança’ por acesso na Série B
28/10/2024 - Antes de enfrentar o Cruzeiro, Lanús perde jogo no Argentino e vê crise aumentar
28/10/2024 - Duelo com River marcará feito inédito na história do Atlético
25/10/2024 - Meninas do futsal do Praminas vão representar Pará de Minas em etapa final do estadual
25/10/2024 - Atlético x Flamengo pela final da Copa do Brasil: datas, horários e ordem dos mandos
23/10/2024 - Atlético goleia River Plate e abre vantagem na semifinal da Libertadores