13/01/2023 às 07:50h
Com duas passagens pelo América, o técnico Vagner Mancini tem a possibilidade de realizar a pré-temporada com o clube pela primeira vez em 2023. Diante disso, abre-se a possibilidade de mudanças e variações no esquema tático.
Mancini utilizou majoritariamente o 4-3-3 desde que retornou ao Coelho. No estilo de jogo, o treinador prioriza as transições ofensivas rápidas, ou seja, a equipe tenta atacar assim que retoma a bola.
Com isso, os pontas foram peças essenciais em 2022, mas não é impossível imaginar um esquema sem a presença dos atacantes de lado. Isso porque o treinador conta com atletas de qualidade no meio-campo: Alê, Juninho, Martínez e Benítez podem formar um losango mais técnico, em que o time poderia ficar mais com a bola.
Outra opção é a utilização do esquema com três zagueiros. Mancini já optou por essa formação em trabalhos anteriores e no próprio América. Além disso, o treinador tem seis jogadores da posição, o que pode facilitar essa mudança. Arthur, Nino Paraíba, Nicolas e Marlon são laterais ofensivos e podem se encaixar bem como alas.
Em entrevista coletiva concedida no fim do ano passado, Mancini admitiu que trabalha para o América ter mais variações táticas. Com a pré-temporada, o técnico vê quase como uma exigência as mudanças no sistema.
"O fato de você iniciar o ano com toda a estrutura a seu dispor, faz com que a gente ganhe tempo também na parte tática. É importante que qualquer time de futebol saiba jogar com linha de quatro, três ou cinco. O futebol exige isso. Às vezes você faz até linha de cinco com extremo do lado oposto, mas é importante ter uma equipe que jogue de todas as formas e sistemas. Tenho cobrado isso dos atletas, porque cada jogo é uma história diferente", avaliou.
O comandante quer implementar essas variações dentro das próprias partidas, para confundir a marcação adversária.
Outro ponto citado por Mancini foi o estilo de jogo dos rivais, que também irá influenciar no comportamento e na formação do América.
"Vou jogo a jogo, olho muito o adversário, quero causar desconforto no adversário, olhando lados positivos e negativos. É importante ter variações, não só para utilizar em cada partida, mas dentro da própria partida. Muitas vezes as equipes estão preparadas para aquilo que você pode fazer, baseado nas últimas partidas. Se muda o sistema ao longo do jogo, há uma dificuldade de marcação. Mas para isso precisamos ter um time bem treinado, e é o que eu espero", projetou.
Esquema tático
Ainda assim, a tendência é que o América inicie a temporada com o 4-3-3 e vá implementando os novos esquemas ao longo do ano.
O provável time titular do Coelho para o início de 2023 tem: Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Éder e Marlon; Alê, Juninho e Benítez (Martínez); Matheusinho, Dadá Belmonte e Henrique Almeida (Mastriani).
A equipe enfrentará o Pouso Alegre na estreia do Campeonato Mineiro. A partida está marcada para 22 de janeiro, domingo, às 18h30, no Estádio Manduzão, em Pouso Alegre.
Fonte: Super Esportes
Foto: Rádio Espacial FM / Montagem
06/03/2023 - Vantagem de resultados iguais é pequena diante o tamanho do clássico, ressalta Mancini
03/03/2023 - Pará de Minas recebe etapa regional dos Jogos Abertos 2023
02/03/2023 - Atlético vence o Carabobo e garante vaga na 3ª fase da Libertadores
28/02/2023 - América visita Tocantinópolis e tenta avançar sem sustos na Copa do Brasil
24/02/2023 - Cruzeiro vence Caldense fora de casa e reassume ponta do Grupo C do Mineiro
23/02/2023 - Atlético joga mal e empata com o Carabobo em estreia na Libertadores
23/02/2023 - Martínez projeta clássico estratégico contra Atlético por liderança geral
23/02/2023 - Caldense x Cruzeiro: veja as prováveis escalações para o jogo pelo Mineiro