Capa da Página Vacinação contra raiva em bovinos e bubalinos aumenta 14% em Minas; em equídeos, foi de 20% - Indicadores - JC Notícias Capa da Página

Cadastre seu e-mail e receba nossas novidades

Icone IconeNotícias - Indicadores

27/09/2024 às 09:28h

Vacinação contra raiva em bovinos e bubalinos aumenta 14% em Minas; em equídeos, foi de 20%

Facebook

Minas registrou aumento de 14% na vacinação contra raiva em bovinos e bubalinos e 20% em equídeos no primeiro semestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2023. As espécies caprinos e ovinos, também susceptíveis à raiva, tiveram 28.904 declarações de vacinação informadas ao Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em 2024.

O Estado possui um dos maiores rebanhos bovinos do país e alcançou mais de 4,5 milhões de bovinos e bubalinos declarados como vacinados. Em relação aos equídeos, foram declarados 58.505 vacinados.

Os dados também revelam avanços na comercialização de vacinas. Foram vendidas mais de 12 milhões de doses no período, superando as 11,3 milhões de doses do mesmo semestre em 2023.

No próximo sábado (28), é celebrado o Dia Mundial Contra a Raiva. Trata-se de uma zoonose, doença que pode ser transmitida de animais para humanos,  sendo fatal para os animais. A vacinação é a principal forma de prevenção. O aumento nos índices de imunização é resultado de campanhas de conscientização, intensificação das ações de defesa animal e melhorias nos canais de comunicação com os produtores rurais.

O IMA também reforça a importância de os produtores, após efetuarem a vacinação dos animais, realizarem a declaração das vacinações ao órgão, prática fundamental para o controle sanitário e monitoramento do rebanho mineiro. A declaração da vacinação permite que o estado realize análises epidemiológicas contundentes sobre a doença, o que contribui para a criação de políticas públicas mais eficazes e direcionadas, bem como para a identificação de áreas de risco ou áreas de subnotificação para a raiva.

A data foi criada para sensibilizar a população sobre a prevenção da doença, promover a vacinação e destacar as conquistas no combate à raiva ao redor do mundo. De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a raiva afeta mais de 150 países e é responsável por cerca de 60 mil mortes humanas anuais, sendo que, em grande parte dos casos, os cães são a principal fonte de infecção.

Com informações Hoje em Dia 

Foto: Espacial FM 

Galeria de fotos

Clique nas imagens para ampliar: