18/06/2024 às 08:45h
Os acidentes por choque elétrico continuam tirando a vida de centenas de pessoas no Brasil todos os anos. De acordo com dados revelados pelo Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica 2024 Ano base 2023 da Abracopel, apenas no ano passado, foram registradas 674 mortes por choque elétrico em todo o Brasil. Na área de concessão da Cemig, a empresa registrou 49 acidentes na rede de distribuição e 16 fatalidades.
Neste cenário preocupante, o Anuário da Abracopel aponta que o setor de construção lidera o ranking de mortes por choque elétrico com 115 vítimas fatais em todo o território nacional. No estado de Minas Gerais, as ocorrências desta natureza provocaram 7 mortes – cinco fatalidades foram registradas com profissionais que faziam serviços em telhados e dois acidentes fatais ocorreram na realização de pintura de fachadas.
Em entrevista, Jordano Eduardo do Nascimento, técnico de Segurança do Trabalho da Cemig, falou sobre os incidentes:
Clique e ouça Jordano Eduardo do Nascimento
Apesar do alto número de ocorrências e fatalidades, a Abracopel acredita que os números reais possam ser até três vezes maiores do que os apontados no Anuário Estatístico, uma vez que nem todos os incidentes são registrados pela associação.
Em caso de dúvidas ou necessidade de desligamento da energia, entre em contato com a CEMIG pelo telefone 116.
Por: Kelvin Fernandes/CEMIG
Fotos: Espacial FM
21/02/2025 - Considerada polo regional, Pará de Minas recebe Feira de Avicultura e Suinocultura
20/02/2025 - Calor intenso pode afetar saúde de grupos vulneráveis como crianças e idosos
20/02/2025 - Dengue mata; Pará de Minas lança campanha de combate e prevenção
20/02/2025 - Humanize Consultoria em Gestão de Pessoas está anunciando vagas de emprego
19/02/2025 - Foi dada a ordem de serviço para o asfalto entre Bom Jesus do Pará e Córrego do Barro
19/02/2025 - Viajar de carro no Carnaval requer alguns cuidados dos motoristas
19/02/2025 - Assédio moral cresce e levanta discussões sobre as relações trabalhistas