O número de animais abandonados pelas famílias brasileiras nas ruas, aumenta nesta época. Em meio às viagens e confraternizações, os considerados melhores amigos dos homens são ‘deixados’ de lado.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 30 milhões de cachorros e gatos estão abandonados nas ruas de cidades brasileiras.
Em Pará de Minas, é comum encontrá-los em alguns pontos, como a conhecida “Ponte Grande”, Avenida Mello Cançado, Rua Benedito Valadares, entre outros lugares. Além também dos locais onde a população faz o descarte incorreto de lixo, pois ali eles buscam por alimentos.
Clara Mendes, médica em uma clínica veterinária da cidade, afirma que muitos atendimentos de alguns desses animais são realizados no local. Muitas vítimas de atropelamento, maus-tratos e abandono:
Clique e ouça Clara Mendes
Segundo a veterinária, a posse de animais de estimação é uma responsabilidade que deve ser assumida por toda pessoa que deseja adotar um animal. O abandono é crime e um ato cruel, que deve ser evitado:
Clique e ouça Clara Mendes
Uma pesquisa do Instituto Pet Brasil divulgada no início de dezembro, mostra que mais de 201 mil animais estão sob a tutela de ONGs ou grupos de protetores independentes no país.
A pesquisa ainda revela que muitos desses animais são classificados como vulneráveis. Já os bichos na qual vivem sob tutela das famílias classificadas como de baixa renda, recebem cuidados de pessoas ao redor, como comerciantes ou moradores da região.
E olha que informação importante, a partir de 2025, animais domésticos vão ganhar uma carteira de identidade nacional. O documento vai ajudar no controle de doenças e no combate aos maus-tratos.
O governo está criando o cadastro nacional de animais domésticos, que vai dar um número de identidade único e intransferível para cães e gatos. Esse documento vai reunir informações do pet ao longo da vida.
O Objetivo também é inibir e diminuir o abandono dos pets.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
30/01/2023 - Mãe de 15 anos se descuida, bebê come maconha e vai parar em hospital
30/01/2023 - Cenário ambiental para 2023 no Brasil é visto com bons olhos por especialista
30/01/2023 - Ascipam divulga cronograma de cursos para profissionais do comércio em 2023
30/01/2023 - Falta pouco para a municipalização do Campo do Rio Branco
30/01/2023 - Espaço Cidadão: paciente do SUS reclama de conduta de dentista da UBS do CAIC
27/01/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana em nossa Agenda Cultural
27/01/2023 - G3 Resgate promove mutirão neste sábado para tampar buracos na BR-352, em Pitangui
27/01/2023 - Prefeitura de Pará de Minas fecha mais um retorno na Avenida Presidente Vargas