As ruas da cidade já começaram a ficar mais coloridas. A cor rosa ganha tons que “abrem” a floração de ipês: árvores símbolos do estado que vão embelezar as áreas rurais urbanas até o mês de agosto. Primeiramente, serão nas cores rosas e roxos. Em julho, virão os amarelos. Posteriormente, será a vez dos ipês-brancos.
Mas você sabia que existe mais de um tipo de ipê com flor amarela? E que é o ipê-roxo o primeiro a deixar Pará de Minas cor-de-rosa? Também já reparou que quando as flores aparecem, as folhas não estão lá? Porém existem exceções.
Em conversa com o JC Notícias, Ana Paula Lemos, engenheira Florestal pela secretaria de Meio Ambiente de Pará de Minas, comenta sobre as variedades dessa espécie de árvore:
Pará de Minas tem hoje uma variedade dessas espécies de árvores. Ainda segundo Ana Paula, os ipês costumam estar sem folhas no período de floração, sendo uma estratégia do próprio ipê na hora da reprodução. Ela ainda conta que essa árvore já chamou atenção de um ex-presidente no Brasil:
Sendo assim, a equipe de jornalismo da Rádio Espacial FM, desafia os ouvintes a compartilharem com a gente fotos de suas próprias autorias sobre esse fenômeno dos ipês que vem ocorrendo. Participe marcando o @espacialfm no Instagram, que a gente vai postar tudoBora lá?
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
23/06/2023 - Exame toxicológico para motoristas de ônibus e caminhão tem novo prazo
23/06/2023 - CEMIG faz alerta sobre acidentes com a rede elétrica na zona rural
22/06/2023 - Novena abre programação da festa do padroeiro na Paróquia de São Pedro
22/06/2023 - Cerca de 18 mil pará-minenses estão com o nome negativado
21/06/2023 - Especialista fala dos desafios na produção de queijo em Minas Gerais