20/11/2023 às 09:49h
Levantamento realizado pela equipe de reportagem do Jornal da Cidade, através do Portal da Vigilância em Saúde no estado, revela que Pará de Minas teve 202 registros de picadas por escorpião neste ano.
A pesquisa inclui cidades como Bom Despacho, Itaúna, Nova Serrana e Divinópolis. O biólogo Gustavo Rios, atua no Centro de Controle de Zoonoses e fala do comportamento desse animal:
Clique e orça Gustavo Rios
Em Pará de Minas, o bairro Nossa Senhora de Fátima conta com maior incidência de casos de acidentes por escorpião. No local, nossa equipe de reportagem conversou com alguns moradores:
Clique e ouça Moradores do bairro NSr. Fátima
O clima chuvoso e quente favorece o aparecimento desses animais peçonhentos, um dos mais comuns no ambiente urbano. Estes costumam se alojar no esgoto e encanamentos e com a chegada das chuvas, são arrastados se espalhando e proliferando pela cidade. Gustavo Rios comenta sobre as ações desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses:
Clique e ouça Gustavo Rios
A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) produz o soro através dos animais que são capturados e enviados para extração do veneno para a produção de soro. A orientação é para que as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo às crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
14/11/2023 - Confira o que abre e fecha no feriado de Proclamação da República em Pará de Minas
14/11/2023 - Pará-minenses disputam sombras na cidade para fugir do calor
13/11/2023 - Pará de Minas terá curso gratuito de observação de aves
13/11/2023 - Projeto Verão: ainda dá tempo de entrar em forma para 2024
13/11/2023 - Com o 13° salário prestes a cair em conta, oque fazer para render o dinheiro extra?
13/11/2023 - Gêmeos nascem em carro de aplicativo a caminho do Hospital Nossa Senhora da Conceição
11/11/2023 - Dilé é eleito pela segunda vez presidente da Câmara Municipal de Pará de Minas