20/11/2023 às 09:49h
Levantamento realizado pela equipe de reportagem do Jornal da Cidade, através do Portal da Vigilância em Saúde no estado, revela que Pará de Minas teve 202 registros de picadas por escorpião neste ano.
A pesquisa inclui cidades como Bom Despacho, Itaúna, Nova Serrana e Divinópolis. O biólogo Gustavo Rios, atua no Centro de Controle de Zoonoses e fala do comportamento desse animal:
Clique e orça Gustavo Rios
Em Pará de Minas, o bairro Nossa Senhora de Fátima conta com maior incidência de casos de acidentes por escorpião. No local, nossa equipe de reportagem conversou com alguns moradores:
Clique e ouça Moradores do bairro NSr. Fátima
O clima chuvoso e quente favorece o aparecimento desses animais peçonhentos, um dos mais comuns no ambiente urbano. Estes costumam se alojar no esgoto e encanamentos e com a chegada das chuvas, são arrastados se espalhando e proliferando pela cidade. Gustavo Rios comenta sobre as ações desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses:
Clique e ouça Gustavo Rios
A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) produz o soro através dos animais que são capturados e enviados para extração do veneno para a produção de soro. A orientação é para que as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo às crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
21/03/2023 - Observatório Social tem novo endereço o centro de Pará de Minas
21/03/2023 - Moradores do Padre Libério reclamam de cavalos soltos pelas ruas do bairro
20/03/2023 - Câmara realiza reunião com objetivo de estudar alterações no Plano Diretor do município
20/03/2023 - Apesar de bons números em 2022, Banco de Sangue precisa de doadores em Pará de Minas
20/03/2023 - Forte chuva acompanhada com queda de granizo provoca alagamentos em Pará de Minas
20/03/2023 - Turmas do Ensino Médio com salas cheias preocupa profissionais da educação