20/11/2023 às 09:49h
A pesquisa inclui cidades como Bom Despacho, Itaúna, Nova Serrana e Divinópolis. O biólogo Gustavo Rios, atua no Centro de Controle de Zoonoses e fala do comportamento desse animal:
Clique e orça Gustavo Rios
Em Pará de Minas, o bairro Nossa Senhora de Fátima conta com maior incidência de casos de acidentes por escorpião. No local, nossa equipe de reportagem conversou com alguns moradores:
Clique e ouça Moradores do bairro NSr. Fátima
O clima chuvoso e quente favorece o aparecimento desses animais peçonhentos, um dos mais comuns no ambiente urbano. Estes costumam se alojar no esgoto e encanamentos e com a chegada das chuvas, são arrastados se espalhando e proliferando pela cidade. Gustavo Rios comenta sobre as ações desenvolvidas pelo Centro de Controle de Zoonoses:
Clique e ouça Gustavo Rios
A Fundação Ezequiel Dias (FUNED) produz o soro através dos animais que são capturados e enviados para extração do veneno para a produção de soro. A orientação é para que as vítimas de acidentes com animais peçonhentos, sobretudo às crianças, procurem uma unidade de saúde o mais rápido possível.
Por Sérgio Pêgo
Fotos: Espacial FM
12/01/2023 - Matrículas na rede pública de ensino vão até amanha
11/01/2023 - Rachaduras próximo a passarela do bairro Belvedere causam medo em moradores
11/01/2023 - Mais de 750 títulos devem ser entregues em 2023 por meio do Reurb
11/01/2023 - Ascipam empossa nova diretoria para o biênio 2023/2024
11/01/2023 - Uso de agrotóxicos demanda atenção com o descarte correto e o meio ambiente