17/04/2025 às 07:26h
Entre 2013 e 2015, Pará de Minas viveu um dos capítulos mais tristes dos seus 165 anos, com a crise hídrica que afetou vários bairros da cidade, deixando vários moradores sem abastecimento de água nas casas. Houve relatos de pessoas que ficaram até 30 dias com as caixas secas. A prefeitura, inclusive, chegou a decretar estado de calamidade pública. Vasilhas sem lavar, roupas sujas, dias sem banhos, sofrimento para crianças, adultos, idosos, pessoas acamadas e cadeirantes, que foi solucionado após o prefeito da época, Antônio Júlio de Faria, depois de várias cobranças a Copasa, fazer um processo licitatório para contratação da nova concessionária.
O processo foi vencido em 2015, pela Águas de Pará de Minas, que investiu, buscou água do Rio Paraopeba e devolveu a dignidade do pará-minense ao permiti-lo tomar um simples banho diário. E mesmo com a poluição do Paraopeba, provocada pela tragédia de Brumadinho, em 2019, a concessionária novamente agiu rápido e conseguiu encontrar o recurso hídrico no Rio Pará. Pode se dizer que foram 10 anos de muitas conquistas e desafios, como afirma Márcia Freiberg, superintendente da empresa:
Clique e ouça Márcia Freiberg
Outros investimentos foram feitos pela concessionária, como confirma Márcia Freiberg:
Clique e ouça Márcia Freiberg
Como parte das comemorações pelo tempo de atuação, a concessionária vai entregar à cidade, no próximo dia 25, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Nossa Senhora das Graças II — um investimento estratégico que aumenta a capacidade de tratamento de água em 42%, como explica Márcia Freiberg:
Clique e ouça Márcia Freiberg
A concessionária também informou que investe em responsabilidade socioambiental. Programas como Olhar Ambiental, Trata Óleo, Adote uma Nascente e Saneamento Rural reforçam o cuidado com a população e os recursos naturais.
Reconhecida quatro vezes com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), considerado o Oscar do Saneamento, a concessionária Águas de Pará de Minas informa que segue comprometida com a excelência, celebrando o passado, vivendo o presente e se preparando para um futuro ainda melhor ao lado dos pará-minenses.
Por Sérgio Viana/Com informações da Águas de Pará de Minas
Fotos: Águas de Pará de Minas
14/04/2025 - Descarte de resíduos industriais afeta qualidade das águas de rios
14/04/2025 - Pará de Minas não terá cavalgada em 2025; saiba os motivos
11/04/2025 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
11/04/2025 - Ascicred anuncia sobra financeira de mais de R$ 30 milhões durante assembleia geral