29/01/2025 às 07:38h
Causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) ocorrem, principalmente, por meio do contato sexual sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
A busca por testes rápidos na rede de saúde está alta. No último ano, 325 pessoas testaram positivo para algum tipo de infecção sexualmente transmissível. Maria de Lourdes Liguori, referência técnica da Vigilância em Saúde, pontua o cenário epidemiológico desses casos:
Clique e ouça Maria de Lourdes
O Painel de Monitoramento em Saúde no estado revela que somente em 2024, 17 pará-minenses foram infectados pelo HIV. Outro agravante nesse cenário é a subnotificação, já que a pessoa infectada tende a buscar atendimento quando a saúde está debilitada:
Clique e ouça Maria de Lourdes
A prevenção abrange o uso da camisinha masculina ou feminina, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das infecções. Os testes podem ser realizados em qualquer Unidade Básica de Saúde em Pará de Minas.
Por: Sérgio Pêgo
Fotos: Reprodução Imprensa Pará de Minas 2024
20/05/2024 - Prefeitura altera trânsito no início da Rua Melo Guimarães
20/05/2024 - Nutricionista explica o benefício das frutas no cuidado com a pele
17/05/2024 - Pará de Minas recebe a feira Emprega Mais; são mais de 500 vagas a disposição
17/05/2024 - Pará-minense atualiza situação de desabrigados no Rio Grande do Sul