Visando estimular o pensamento crítico e a produção criativa dos estudantes de todo o território mineiro, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), em parceria com órgãos de educação do estado, lançou o concurso de cartuns “Educação, Justiça e Arte”.
A iniciativa envolveu 153 candidatos, convidados a produzir um desenho (cartum) que abordasse o tema “Ensinar a aprender”. Dentre os participantes, 3 alunos foram premiados, incluindo o pará-minense Ruan Pablo de Almeida, que conquistou o terceiro lugar.
Satisfeito com o resultado, Ruan (19) que estuda na Escola Estadual Manoel Batista, fala sobre a conquista e o processo de criação da arte selecionada:
Clique e ouça Ruan Pablo de Almeida
Por definição, o cartum é uma ilustração humorística atemporal, que aborda temas comuns do cotidiano e dos comportamentos humanos e neste concurso, buscou explorar o processo da aprendizagem.
Professora de artes, Viviane Faria que acompanhou e incentivou a participação do aluno, se diz orgulhosa:
Clique e ouça Viviane Faria Pereira
Fabiana Almeida, diretora da unidade de ensino, também comemorou a conquista, que poderá incentivar a participação de outros estudantes nos próximos concursos:
Clique e ouça Fabiana Almeida
A premiação foi realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte, com a participação de servidores público, professores e alunos.
Por: Júlia Mendonça
Fotos: Espacial FM
28/04/2023 - Confira as opções de diversão para o fim de semana na Agenda Cultural
28/04/2023 - Psicóloga orienta em como identificar a dependência emocional
28/04/2023 - Cuidados com o veículo: Saiba como não cair em golpes na hora de comprar carro
28/04/2023 - PM prende foragido da justiça com arma de fabricação artesanal
27/04/2023 - Estudantes da rede estadual já se preparam para o Enem 2023
27/04/2023 - Anúncio de investimentos no setor têxtil ‘alivia’ empresas pará-minenses